DOE AGORA

Equipe do Forest Trends visita município de Apuí

Equipe do Forest Trends visita município de Apuí

Por Adalberto Vicente, técnico do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí

Entre os dias 11 e 13 de junho, uma equipe do Forest Trends – formada por 2 pesquisadores americanos e 1 brasileiro – visitou o município de Apuí para conhecer as unidades demonstrativas de manejo semi-intensivo de pecuária implementadas pelo projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí.

O Forest Trends é uma organização não-governamental fundada em 1999 em Washington, nos Estados Unidos, e tem como um de seus objetivos expandir o valor da floresta para a sociedade, promovendo o manejo e a conservação florestal sustentável por meio da criação e captação de recursos de mercados para serviços ambientais. A parceria da ONG com o Idesam começou em 2009.

Durante a visita, o Idesam apresentou o aumento significativo alcançado na produção pecuária das UDs. Com a comprovação dos benefícios ambientais e econômicos dessa nova modalidade, o projeto (SSA) tem como meta, a partir de agora, fazer com que o sistema ganhe escala no município.

A parceria com a Forest Trends é exatamente no sentido de oferecer financiamentos para a replicação desse sistema.

O município enfrenta atualmente limitações de acesso a crédito devido à falta de regularização fundiária. Em função disso, será preciso definir qual a melhor estratégia para oferecer financiamentos desse modelo de pecuária aos produtores locais.

A equipe visitou as unidades demonstrativas das fazendas São Lucas e Paredão. Além disso, foram realizadas algumas reuniões com representantes de organizações civis, como o Sindicato Rural do Sul do Amazonas – Sindisul (foto), a Cooperativa do Sul do Amazonas – Codesul, o IDAM, a Prefeitura Municipal e lideranças do município.

equipe-forest-trends-apui-2

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin