Equipe do Forest Trends visita município de Apuí

Por Adalberto Vicente, técnico do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí

Entre os dias 11 e 13 de junho, uma equipe do Forest Trends – formada por 2 pesquisadores americanos e 1 brasileiro – visitou o município de Apuí para conhecer as unidades demonstrativas de manejo semi-intensivo de pecuária implementadas pelo projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí.

O Forest Trends é uma organização não-governamental fundada em 1999 em Washington, nos Estados Unidos, e tem como um de seus objetivos expandir o valor da floresta para a sociedade, promovendo o manejo e a conservação florestal sustentável por meio da criação e captação de recursos de mercados para serviços ambientais. A parceria da ONG com o Idesam começou em 2009.

Durante a visita, o Idesam apresentou o aumento significativo alcançado na produção pecuária das UDs. Com a comprovação dos benefícios ambientais e econômicos dessa nova modalidade, o projeto (SSA) tem como meta, a partir de agora, fazer com que o sistema ganhe escala no município.

A parceria com a Forest Trends é exatamente no sentido de oferecer financiamentos para a replicação desse sistema.

O município enfrenta atualmente limitações de acesso a crédito devido à falta de regularização fundiária. Em função disso, será preciso definir qual a melhor estratégia para oferecer financiamentos desse modelo de pecuária aos produtores locais.

A equipe visitou as unidades demonstrativas das fazendas São Lucas e Paredão. Além disso, foram realizadas algumas reuniões com representantes de organizações civis, como o Sindicato Rural do Sul do Amazonas – Sindisul (foto), a Cooperativa do Sul do Amazonas – Codesul, o IDAM, a Prefeitura Municipal e lideranças do município.

equipe-forest-trends-apui-2

Posts relacionados