DOE AGORA

Evento em Manaus discute perspectivas de REDD+ para a Amazônia

Evento em Manaus discute perspectivas de REDD+ para a Amazônia

Comunicação FAS

O mecanismo de REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação) na Amazônia será debatido no próximo dia 15 de outubro, em evento promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O debate contará com a participação de especialistas no tema, a partir das 9h, no Auditório Lidia Parisotto, sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre FAS, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), com apoio da Agência Norueguesa de Cooperação e Desenvolvimento (NORAD), do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (UMB).

O evento deve analisar a situação das políticas públicas de REDD+ nos Estados da Amazônia e as perspectivas do tema em âmbito federal. A intenção é promover um espaço para discussões acerca de questões técnicas, avanços e prioridades de políticas públicas de REDD+, além de prospecção para ações integradas no assunto.

“A intenção é apoiar com subsídios técnicos a construção de marcos regulatórios de maneira participativa”, explica o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.

Dois estudos serão apresentados na ocasião. O “Impactos da Arquitetura de REDD+ para o Desenvolvimento Sustentável e Redução da Pobreza”, elaborado pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD) e o “Compensações por Serviços Ambientais – Impactos Preliminares do Programa Bolsa Floresta”, pelo Centro para Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR).

Pela parte da tarde, será discutida a proposta do Sistema Estadual de REDD+ (SisREDD+), que deve servir de embasamento para uma regulação de atividades de REDD no Estado.

Estarão no evento o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, a titular da SDS, Kamila Amaral, o secretário executivo adjunto do Idesam, Mariano Cenamo, o advogado especialista em sustentabilidade, Ludovino Lopes e a Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Natalie Unterstell.

Desafios e perspectivas para o REDD+ na Amazônia

Dia 15 de outubro, 9 horas

Auditório Lidia Parisotto, sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez, Manaus-AM

Entrada gratuita

Confira a programação!

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin