Please Wait...

Exposição de produtos artesanais garante renda extra para assentados

content image
Exposição de produtos artesanais garante renda extra para assentados

Por Samuel Simões Neto

Artesãos dos projetos de assentamento (PAs) Rio Pardo, Canoas e Cuieiras-Anavilhanas participaram, no último sábado (5), da Mostra Ambiental “Eu Amo a Amazônia”. O evento foi realizado no Sumaúma Park Shopping, em comemoração ao Dia da Amazônia, e reuniu ações e projetos de conservação e sustentabilidade de várias organizações.

A participação do grupo aconteceu através de uma exposição de produtos artesanais, que promoveu a divulgação e comercialização dos produtos das famílias que moram nos assentamentos.

>> Idesam celebra ‘Dia da Amazônia’ divulgando práticas sustentáveis

A exposição foi realizada por Incra e Idesam, através de um projeto de assessoria técnica, social e ambiental (ATES) firmado entre as duas organizações, e teve apoio do Sumaúma Park Shopping – como realizador da Mostra – e do Clube de Mães Nossa Senhora de Nazaré, que também contribuiu levando diversos itens para exposição.

Entre os produtos vendidos estavam cookies de castanha-da-Amazônia e cumaru; geleias e doces de frutas amazônicas; esculturas e utensílios de madeira; além de uma grande variedade de cestos fabricados com palha de bananeira.

Conforme o coordenador do projeto, o engenheiro florestal André Vianna, a venda dos produtos gerou uma movimentação de aproximadamente R$ 1.000 para os assentados. “Como os produtores não tiveram gastos com logística e estrutura [que foram custeados integralmente pela assistência técnica], o retorno financeiro foi significativo”, explica.

Outro ponto positivo, na opinião do engenheiro, foi a divulgação dos produtos e oportunidades de negócios; os artesãos e artesãs puderam estabelecer contato com compradores para vendas futuras de sua produção.

A atividade foi realizada pela primeira vez dentro de um centro de compras. “Por se tratar de um público diferenciado, os artesãos precisam garantir uma alta qualidade e apelo visual dos produtos, que inevitavelmente disputam a atenção dos consumidores com marcas famosas disponíveis no local”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *