DOE AGORA

Idesam marca presença na VIII Reunião Anual do GCF

content image
Idesam marca presença na VIII Reunião Anual do GCF

Por Larissa Mahall

O encontro tem como eixo central a temática das Mudanças Climáticas e é debatido por representantes de sete países.

Entre os dias 11 e 14 de agosto, acontece no Acre a VIII Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF). O encontro tem representantes de 22 estados e províncias do Brasil, além de delegações da Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru.

Essa reunião tem como objetivo construir programas jurisdicionais de desenvolvimento com baixas emissões de carbono, redução das emissões por desmatamento e uso da terra, e outras iniciativas, é o que informa o secretário adjunto do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – Idesam, Mariano Cenamo, coordenador do GCF Brasil.

O encontro ocorre uma vez por ano e o local do evento é rotativo entre os membros do GCF e pela terceira vez, acontece no Brasil, tendo como anfitrião o estado do Acre.

>>Acesse a Agenda Completa da Reunião aqui

Contribuições estaduais

A troca de informações nos painéis e mesa redonda fomenta o debate sobre o cenário e atividades estaduais desempenhadas. Isso vai ao encontro da dinâmica de trabalho colaborativo do grupo, que “busca ter uma rede de apoio e dar suporte no nivelamento e jurisdição sobre mudanças climáticas e REDD+”, destaca Cenamo.

Destaca-se também o Stakeholder Event, que o Idesam organizou junto com a Procuradoria Geral do estado do Acre nos dias 12 e 13.

foto 1

(Foto: Caio Fulgêncio/G1)

Ponto Focal do GCF no Brasil

No Brasil, o GCF é representado por seus estados membros e um coordenador nacional, que é a instituição responsável por representar o GCF no país, apoiando os estados em seus esforços relacionados a REDD+ no contexto da Força Tarefa e articular as atividades do GCF em geral tanto no Brasil quando em outros fóruns.

Desde 2011, o Ponto Focal do GCF no Brasil é o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – Idesam, que foi selecionado pelos Estados para atuar como facilitador da força tarefa no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin