DOE AGORA

Empreendedor Social anuncia os 12 finalistas de 2022; vote no seu preferido

Empreendedor Social anuncia os 12 finalistas de 2022; vote no seu preferido

Veículo: Folha de São Paulo
Autor: Eliane Trindade
Em: 8/8/2022
18ª edição do prêmio da Folha e Schwab traz destaques em Direitos Humanos e Meio Ambiente e inicia Escolha do Leitor

 

SÃO PAULO – O combate ao desmatamento e ao racismo estrutural, assim como o fortalecimento da democracia e da educação, estão entre os desafios socioambientais brasileiros endereçados pelas 12 iniciativas finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2022. Realizada pela Folha e pela Fundação Schwab, uma das comunidades irmãs do Fórum Econômico Mundial, a premiação reconhece soluções em quatro categorias nesta sua 18ª edição: Inovação em Meio Ambiente, Destaques na Pandemia, Soluções Comunitárias e Direitos Humanos.

Ao jogar suas lentes para a temática ambiental, a categoria Inovação tem como finalistas Tasso Azevedo (MapBiomas) , Mariano Cenamo (Idesam) e Leonardo Gomes (SOS Pantanal) e Mônica Guimarães (Documenta) -estes dois últimos viabilizaram em colaboração as Brigadas Pantaneiras. Outra novidade deste ano é a categoria dedicada a Direitos Humanos, que tem na final Luana Génot (Instituto Identidades do Brasil – ID_BR), Gabriel Marmetini (Politize!) e Carolina Videira (Turma do Jiló) . “Em sintonia com os grandes temas em debate na sociedade brasileira, o prêmio 2022 dá visibilidade para iniciativas que atuam em biomas ameaçados, como Amazônia e Pantanal, e também para organizações que se destacam na promoção da cidadania, inclusão social e igualdade racial”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

A categoria Soluções Comunitárias traz como finalistas ações inspiradoras lideradas por Carlos Humberto e Antonio Pita (Diaspora.Black), Edson Leite (Gastronomia Periférica) e Tuany Nascimento (Na Ponta dos Pés). Ainda sob os impactos da Covid – 19, o prêmio também chancela iniciativas de Destaques na Pandemia: Priscila Cruz (Todos pela Educação), Tatiana Leite e Murilo Farah (Benfeitoria) e Fabio Lesbaupin e Eduardo Mufarej (Fundo Social Estímulo). “Os empreendedores sociais brasileiros têm demonstrado resiliência e capacidade para responder aos enormes desafios da crise sanitária, econômica e social durante a pandemia”, afirma Hilde Schwab, cofundadora e presidente da Fundação Schwab, parceira da Folha desde 2005 na realização da premiação no Brasil.

Leia o texto original em: https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2022/08/empreendedor-social-anuncia-os-12-finalistas-de-2022-vote-no-seu-preferido.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin