DOE AGORA

Idesam viabilizará projeto pioneiro de REDD+ em Porto Velho

Idesam viabilizará projeto pioneiro de REDD+ em Porto Velho

Rondônia no Ar

O IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) viabilizará um projeto pioneiro de REDD+ (Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa-GEE) em Porto Velho, o qual visa reduzir o desmatamento e será o primeiro município na Amazônia a regulamentar essa iniciativa.

O Gerente de Programas Climáticos (sic) da instituição, Pedro Soares esteve na manhã dessa terça-feira (10/02) participando da reunião ordinária do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) realizada na sede da Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), na oportunidade apresentou aos conselheiros as metas que adotará após terem sido homologados na concorrência pública em 2014.

Salientou que um exemplo de aplicação do REDD+ e que teve sucesso foi o projeto de carbono florestal ou Suruí liderado pelos indígenas, onde a IDESAN teve a oportunidade de contribuir na coordenadoria técnica. O qual se tornou o primeiro projeto técnico indígena no mundo que conseguiu vender os créditos de carbono pela redução de desmatamento, sendo uma atividade pioneira que teve resultados concretos e que vai servir de base para trazer para Porto Velho um trabalho em escala municipal.

Também informou que a diminuição nas emissões climáticas podem encontrar uma fonte de financiamento de longo prazo, a qual permita implementar ações no campo com populações tradicionais, fortalecer a gestão ambiental municipal e de outras atividades. Isso porque é necessário que haja o incentivo financeiro para os que se dispuserem a participar desse projeto, mas toda estratégia criada na redução do desmatamento deve encontrar respaldo na legislação nos três entes federativos.

Inicialmente irão levantar o diagnostico preliminar de emissões do município de Porto Velho potencial do REDD+, posteriormente haverá uma oficina pública no mês de Abril e uma definitiva em junho durante a semana nacional do meio ambiente datada de 1 a 6 de Junho. Sabedores que a maioria em Porto Velho é de agricultura familiar, irão utilizar também exemplos do Amazonas e do sul de Mato Grosso afim de criar um projeto que funcione à realidade local.

Fonte: http://www.rondonianoar.com.br/individual.php?idd=4198

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin