DOE AGORA

Iniciativas de pecuária sustentável são apresentadas na Argentina

content image
Iniciativas de pecuária sustentável são apresentadas na Argentina

Por Rogério Lima

As atividades de pecuária sustentável desenvolvidas pelo Idesam em Apuí, por meio do projeto Semeando Sustentabilidade foram apresentadas, entre os dias 7 e 9 de maio, no III Congresso Nacional de Sistemas Silvipastoris, realizados em Puerto Iguazú, na Argentina.

Os trabalhos foram apresentados no formato de pôsteres e representados pelo gerente do Programa de Produção Rural Sustentável do Idesam, Gabriel Cardoso Carrero, e o engenheiro agrônomo Murilo Betarello, da empresa Via Verde, que trabalha assessorando o Idesam nas atividades de campo no sul do estado.

“Este congresso foi um espaço importante de troca de conhecimento para nós. Pudemos aprender muito com as técnicas e novas descobertas de representantes de países, como a Colômbia e a Argentina, que já trabalham com sistemas silvipastoris há 30 anos e pesquisado sobre o tema a fundo”, afirma Carrero.

Os estudos apresentados indicam o potencial de produção sustentável através do Sistema Silvipastoril Intensivo. O modelo avaliado durante o estudo tem o potencial de reduzir a necessidade de desmatar novas áreas ao aumentar em 263% a produção por hectare.

A previsão é de que a produção por hectare seja ainda maior, visto que esse índice considera um sistema novo, com árvores que ainda estão crescendo. Uma vez totalmente implantado, o lucro desse sistema pode ultrapassar o modelo tradicional em 4 a 8 vezes, indica o estudo.

Mais que compartilhar experiências, a ideia é trazer novas informações e alternativas para a realidade amazônica, para que possam ser repassadas aos produtores, com potencial para que as práticas atuais sejam adaptadas e melhoradas.

“Além disso, nossa proposta é trazer novamente especialistas do CIPAV (Centro para la Investigación en Sistemas Sostenibles de Producción Agropecuaria) para um intercâmbio nos segundo semestre deste ano, com vários produtores de outras regiões da Amazônia” , destaca Carrero.

Sistemas Silvipastoris

Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação planejada de árvores, pastagem e gado simultaneamente em uma mesma área. Manejados de forma integrada, esse tipo de sistema visa incrementar a produtividade por unidade de área, evitando a degradação do terreno e recuperando sua capacidade produtiva.

Os SSPs apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade e foram integrados à proposta do Idesam para Apuí na segunda fase do projeto Semeando Sustentabilidade, desenvolvido desde 2011, tendo como parceiros a prefeitura e secretarias municipais de Apuí e com apoio financeiro do Fundo Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin