DOE AGORA

Inventários florestais na Floresta Estadual de Maués

Inventários florestais na Floresta Estadual de Maués

A Floresta Amazônica engloba aproximadamente um terço de toda a Floresta Tropical do mundo. Para mantermos o equilíbrio ambiental e climático no globo terrestre, conservá-la “em pé” é uma necessidade indispensável. Mas como confrontar as atividades econômicas predatórias e garantir a manutenção da floresta? É necessário encontrar meios de gerar riqueza com a floresta sem precisar derrubá-la, através do manejo florestal madeireiro, o extrativismo de produtos não madeireiros e os pagamentos por serviços ambientais.

 

Como parte dessa estratégia, o Idesam desenvolve Planos de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala junto a diversas comunidades tradicionais do Amazonas. Atualmente, estão sendo desenvolvidos, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), os planos de manejo nas comunidades Monte Sinai e São João do Pacoval, na Floresta Estadual de Maués. As áreas – cada uma com 320 ha – foram indicadas pelos próprios moradores locais, que participam de todo o processo.

 

“Mas como confrontar as atividades econômicas predatórias e garantir a manutenção da floresta?”

 

 

A atividade teve início no mês de julho, com a visita às áreas escolhidas e a elaboração do mapa base. Com o mapa finalizado, era necessário apresentá-lo ao Instituto de Terras no Amazonas (Iteam) a fim de conferir possíveis sobreposições de documentos fundiários. Com a confirmação negativa de conflitos, nossa equipe voltou ao local, entre os dias 22 de agosto e 1º de setembro, desta vez para realizar os inventários florestais em ambas as áreas, através da demarcação de Unidades de Produção Anuais de 20 hectares para cada Plano de Manejo.

 

 

 

 

 

 

 

Nessas áreas, com o auxílio de coletores eletrônicos de dados (modelo PIDION), fizemos a coleta das dimensões e localização de todas as árvores com potencial comercial, indicadas pelos próprios comunitários, que participaram de todas as etapas da coleta de informações.

 

O próximo passo é a elaboração dos Planos de Manejo de cada comunidade, que serão posteriormente avaliados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam). Com os planos, Monte Sinai e São João do Pacoval estarão cada vez mais preparadas para adotar o manejo florestal sustentável, gerando renda e conservando a floresta.

 

Octavio Nogueira

Coordenador do Programa de Manejo de Recursos Naturais (PMN)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin