DOE AGORA

Mato Grosso sedia 1o. Curso de Aperfeiçoamento em REDD+

Mato Grosso sedia 1o. Curso de Aperfeiçoamento em REDD+

Entre os dias 19 e 22 de agosto, em Cuiabá (MT), será realizado o “1o. Curso de Aperfeiçoamento em REDD+” do Programa de Treinamento GCF. O evento é realizado pelos seis estados brasileiros que fazem parte da Força Tarefa GCF (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins) e o Idesam. O objetivo do curso é disseminar o conhecimento sobre REDD+ para atores governamentais, não-governamentais e tomadores de decisão em temas relacionados a capacitação, desenvolvimento de políticas, tecnologia e implementação de ações e iniciativas.

Com isso, os organizadores buscam empoderar atores governamentais e parceiros da sociedade civil para construir programas subnacionais de REDD+ que sejam robustos e integrados em processos mais amplos de desenvolvimento de baixa emissão.

Segundo os organizadores, os principais desafios para a implementação de programas subnacionais de REDD+ são questões como a regulamentação jurídica e fontes de financiamento; integração entre projetos, programas estaduais e políticas nacionais, entre outras. Serão estes os principais temas abordados durante os cursos do programa de treinamento.

Diversas instituições que trabalham com o tema estarão presentes, assim como representantes dos estados e províncias que integram a plataforma GCF. Cada uma das jurisdições está em diferentes níveis de implementação e poderão compartilhar experiências, lições aprendidas e desafios.

Entre as organizações que irão participar do evento como palestrantes estão o ICV – Instituto Centro de Vida; Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola; Ipam – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia; INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; VCS – Verified Carbon Standards; GIZ/KfW; Bolsa Verde do Rio de Janeiro; Banco Mundial; entre outros.

O Programa de Treinamento GCF recebe apoio da Agência de Desenvolvimento e Cooperação Norueguesa (Norad) e é direcionado a cinco países membros do GCF: Brasil, Indonésia, México, Nigéria e Peru. Além do curso em Cuiabá, o programa prevê a realização de outros diversos eventos de capacitação até o final de 2015.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin