DOE AGORA

Conheça o programa que cuida das organizações que cuidam da Amazônia

Conheça o programa que cuida das organizações que cuidam da Amazônia

Texto: Divulgação Portal de Impacto Phomenta

O programa Inovação Social Para a Amazônia combate o desmatamento e preserva a Amazônia por meio da educação e do desenvolvimento institucional das ONGs

O programa Inovação Social Para a Amazônia visa o fortalecimento de organizações e empreendedores sociais que atuam no território da Amazônia Legal. Isso acontece por meio do compartilhamento de informações e aprendizagem em um programa estruturado voltado para as questões mais importantes de gestão, como captação de recursos.

Essa é uma iniciativa do Portal do Impacto com suporte do U.S. Embassy and Consulates in Brazil, e foi selecionada na competição mundial Alumni Engagement Innovation Fund (AEIF). O programa gratuito já está com inscrições abertas e acontecerá entre os meses de março e setembro.

Serão selecionados 100 ONGs ou empreendedores sociais para essa jornada. Além disso, 10 participantes poderão contar com uma mentoria individual, que pode contribuir para temas além dos que são trabalhados nos encontros.

As inscrições vão até o dia 06 de março e podem ser feitas no site https://www.portaldoimpacto.com/inovacao-social-amazonia.

A Amazônia Legal atualmente

A Amazônia ocupa mais de 40% do território brasileiro, habitando oito estados e 772 municípios brasileiros. É uma área complexa e diversa, que, por sua extensão, coloca como desafio a compreensão de aspectos ambientais e humanos. O território amazônico é tão extenso, que se comparado ao tamanho de outros países, seria necessária a junção dos 27 países da União Europeia para comportá-lo.

Por isso, a fim de planejar o desenvolvimento econômico da região, em 1953 o governo brasileiro instituiu o termo Amazônia Legal para toda a faixa territorial nacional em que o bioma está presente.

E quando falamos nessa parte do país, é importante lembrar que é nela que reside mais de 56% da população indígena brasileira. Uma identidade cultural, que assim como a floresta também sobre com os demandos e precisa ser preservada.

Nos últimos anos, o desmatamento na Amazônia bateu recordes históricos. Em 2021, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o órgão do governo federal responsável pelo monitoramento da floresta, a Amazônia teve 13.235 km² derrubados. Um número nunca visto em 15 anos.

Nessa corrida pela preservação da floresta e dos povos que a habitam, organizações da sociedade civil atuam diariamente e incansavelmente, buscando soluções para os problemas mais complexos. São mais de 15 mil ONGs atuando nessa parte do país.

Conheça quem executa o programa Inovação Social Para Amazônia

O programa Inovação Social Para Amazônia surge de um projeto selecionado na competição mundial Alumno Engagement Innovation Fund (ARIF), em parceria com a Embaixada e o Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

Mas quem executa o programa é o Portal do Impacto, uma iniciativa da Phomenta, que é um negócio de impacto, conhecido por levar educação em gestão e inovação para que os empreendedores do terceiro setor resolvam os desafios mais complexos da sociedade.

O Portal do Impacto nasceu no começo da pandemia, em 2020, a partir da necessidade da Phomenta de continuar levando conteúdos relevantes para as ONGs. Semanalmente, são disponibilizados conteúdos sobre temas como captação de recursos, ferramentas de gestão, voluntariado e comunicação gratuitamente.

Além disso, o Portal do Impacto também desenvolve cursos, como o Comunique-se Bem Capte Mais, Webinars, e e-books. Tudo para intensificar o acesso dos empreendedores sociais às informações que fortalecem as suas ONGs.

Como parceiro executor, o Portal do Impacto é o responsável pelo Programa Inovação Social Para a Amazônia.

Para se inscrever ou saber mais sobre o programa, acesse www.portaldoimpacto.com/inovacao-social-amazonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin