DOE AGORA

Idesam é vencedor em três categorias do prêmio Jaraqui Graúdo 2022

Idesam é vencedor em três categorias do prêmio Jaraqui Graúdo 2022

Amaz e PPBio foram as iniciativas do Idesam premiadas no evento. Além disso, o evento ExpoAmazônia Bio&TIC, co-realizado pelo instituto, também foi premiado

Por Vanessa Brito/Idesam
Fotos: Divulgação/Codese

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) venceu três categorias do prêmio Jaraqui Graúdo 2022, organizado pela comunidade que fomenta o ecossistema de inovação e empreendedorismo na capital amazonense, a Jaraqui Valley. O anúncio dos vencedores ocorreu na última sexta-feira (04), na Feira do Polo Digital, em Manaus.

Foto: Divulgação/Codese

Foto: Divulgação/Codese

A AMAZ aceleradora de impacto e o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPbio), iniciativas do Idesam, venceram os prêmios de “Aceleradora” e “Programa para Startups”, respectivamente. O evento ExpoAmazônia Bio&Tic realizado pela Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Idesam também ganhou como “Evento do Ano”.

Para Mariano Cenamo, Diretor de Novos Negócios do Idesam e CEO da Amaz, a premiação é fundamental para a construção de um ecossistema de impacto. “É fundamental construir o ecossistema de impacto junto com o ecossistema de inovação e o prêmio Jaraqui Graúdo reflete um pouco isso, a junção desses ecossistemas”, declarou.

Segundo Carlos Koury, Diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e Coordenador do PPbio, o prêmio é um importante reconhecimento. “O PPBio vê o prêmio Jaraqui Graúdo como uma representação da opinião do ecossistema de pesquisa, desenvolvimento, inovação e tecnologia em Manaus. Por isso, ao sermos contemplados ficamos extremamente contentes. Isso mostra para nós que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando forte para ajudar o ecossistema, promover inclusão social, agregação de valor e uso sustentável da biodiversidade amazônica”, afirmou.

O Idesam também recebeu indicações na primeira fase da premiação como “Instituto de Inovação”. Na primeira fase, foram definidos os top 10 de cada categoria indicados por meio de votação popular. Já na segunda fase, o comitê avaliador (Academia Jaraqui Graúdo) escolheu os top 3 de cada categoria, para posterior anúncio dos vencedores.

O prêmio Jaraqui Graúdo é realizado anualmente pela Jaraqui Valley, comunidade de Startups que tem o objetivo de facilitar as conexões entre empreendedores e negócios. As iniciativas premiadas contribuem para a construção de um ambiente empreendedor. A premiação também reconhece os atores que fazem a diferença no ecossistema de inovação de Manaus.

As categorias premiadas foram: Startup do Ano; Negócio de Impacto Social; Instituto de Inovação; Universidade; Programa para Startups; Mentor do Ano; Reportagem do Ano; Investidor Anjo; Evento do Ano; Aceleradora; Incubadora; Corporate; Espaço de Inovação; Veículo de Comunicação; Empreendedor do Ano; Assessoria e Consultoria.

Sobre o Idesam

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal. Desde 2004, trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. O Idesam investe no desenvolvimento de iniciativas estratégicas, colocando em prática projetos e programas, assim como, articulando rede de parceiros estratégicos para escalar impactos. As iniciativas visam à redução do desmatamento, dos efeitos climáticos associados a este e à erradicação da pobreza por meio da promoção da organização produtiva comunitária, aumento da produção rural sustentável e sua comercialização, assim como, por meio da aceleração de negócios de impacto e do desenvolvimento de tecnologias para a solução de entraves e promoção da bioeconomia. Para saber mais, acesse: www.idesam.org.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin