DOE AGORA

Melhores Ongs: Gestão de impacto do Idesam é reconhecida em premiação nacional

Melhores Ongs: Gestão de impacto do Idesam é reconhecida em premiação nacional

O Idesam busca alcançar uma gestão de impacto que possa ser inclusiva e contribua de forma positiva para a sociedade

Por Vanessa Brito/Idesam
Foto: Fernanda Pires Guimarães

O Idesam venceu mais uma vez o prêmio melhores Ongs como uma das 100 melhores organizações em 2022. O prêmio reconhece boas práticas em quesitos como gestão, governança, transparência, comunicação e financiamento. Com atuação na Amazônia desde 2004, o Idesam busca alcançar uma gestão de impacto que possa ser inclusiva e contribua de forma positiva para a sociedade.

Premiação das Melhores Ongs 2022. Foto: Fernanda Pires Guimarães

Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, destaca a importância da premiação, a atuação do instituto e como uma gestão eficiente pode gerar impacto na Amazônia. “Para nós, estar entre as 100 melhores ONGs do país, num universo de mais de 800 mil OSCs, é de uma importância admirável, no sentido amplo da nossa atuação, da dedicação de uma equipe extremamente engajada e, sobretudo, das nossas práticas de governança, seja no campo de comunicação, sustentabilidade financeira e, principalmente, de transparência”, destacou.

Outro ponto destacado por Paola são as novas oportunidades que surgem a partir desse reconhecimento. “Essa premiação traz uma enorme visibilidade e reconhecimento para diversas iniciativas da sociedade civil, espalhadas pelo Brasil. Por outro lado, abre portas e oportuniza novas parcerias e conexões. Acaba sendo um farol, facilitando quem quer doar a optar por uma organização reconhecida”, lembrou.

O Idesam promove uma gestão de impacto na Amazônica, com mais de 6 mil famílias beneficiadas diretamente. Conecta atores e impulsa um trabalho de contribuição para a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas, do desenvolvimento socioeconômico das comunidades e da conservação ambiental na Amazônia, com ações que gerem impactos.

Premiação das Melhores Ongs 2022. Foto: Fernanda Pires Guimarães

Segundo relatório institucional do Idesam em 2021, 6.672 famílias atuam com o instituto. Além disso, possui 77 cadeias de valor sustentáveis conectadas, com 126 negócios, organizações sociais e soluções apoiadas.

“A cada ano, temos incorporado melhorias em processos internos e elaborando documentos de salvaguardas, para que possamos aperfeiçoar os impactos da instituição da porta para dentro e, assim, seguir nos destaques de atuação”, concluiu.

Teoria da Mudança

A perda de florestas pelo desmatamento ilegal e a desigualdade social, somadas, geram um modelo de desenvolvimento da Amazônia que perpetua uma base insustentável e reforça o ciclo de pobreza e impactos ambientais negativos afetando a economia de todo o país. Partindo dessa problemática, o Idesam construiu uma nova Teoria da Mudança (TdM), que vai direcionar os esforços da organização entre 2022 e 2026, período estipulado para sua vigência.

A Teoria da Mudança começou a ser uma prática do Idesam em 2015, quando o Instituto lançou a sua primeira versão, focada exclusivamente no desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis. Um ponto importante na definição da teoria são os públicos com os quais o instituto se relaciona. O primeiro deles são as comunidades parceiras. Como propósito, a TdM quer garantir que famílias, povos e comunidades – que são a base de toda cadeia produtiva amazônica – tenham condições adequadas para produzir com sustentabilidade e qualidade de vida.

Os demais públicos representam os próximos elos dessas cadeias de valor. São negócios, empresas e investidores que, acessando esses produtos e matérias-primas e oferecendo soluções inovadoras para produção, comercialização e distribuição, também têm papel essencial e inalienável para a evolução da região. As redes e coletivos de Organizações da Sociedade Civil (OSC), instâncias do Poder Público e negócios conectados completam esse ecossistema de parceiros com os quais o Idesam se relaciona.

Sobre a premiação

Organizações dos mais diversos segmentos do terceiro setor foram homenageadas na cerimônia de premiação que ocorreu no último dia 25 de novembro, em São Paulo. No site www.premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas. Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.

Sobre o Idesam

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Até o momento, os indicadores são de 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin