DOE AGORA

Planos de Manejo da RDS do Uatumã continuam aguardando aprovação

Planos de Manejo da RDS do Uatumã continuam aguardando aprovação

O Idesam está, desde setembro de 2008, realizando atividades para providenciar o manejo florestal comunitário na RDS do Uatumã. O manejo florestal promovido por moradores da RDS do Uatumã é permitido em Reservas de Desenvolvimento Sustentável e também está contemplado no Plano de Gestão da RDS do Uatumã, aprovado em dezembro de 2008.

A primeira conversa sobre o tema com órgãos ambientais do Estado para licenciamento da atividade florestal foi em 17 de dezembro de 2008, quando o Idesam solicitou uma reunião no CEUC com a participação da SEAFE/SDS e IPAAM, para dar encaminhamentos para o licenciamento da atividade florestal madeireira comunitária.

Desta reunião encaminhou-se que uma nova Instrução Normativa seria criada para sanar a ausência de título fundiário em áreas de manejo florestal comunitário dentro de Unidades de Conservação. Este fato foi positivo, pois passou a reconhecer o morador tradicional como morador de terra pública e também reconhece seu direito de usufruir dos recursos naturais de forma tradicional, conforme previsto em lei.

A Instrução Normativa foi criada em outubro de 2009, fato que levou o Idesam a aguardar de dezembro de 2008 a outubro de 2009 para protocolar os planos de manejo. Desde então, até o dia 15 julho de 2010 nenhum plano de manejo foi licenciado.

Pelo modo de vida tradicional, os moradores da RDS do Uatumã não têm apenas a produção madeireira como fonte renda. Mas todos estão aguardando com ansiedade (quase dois anos) a oportunidade de poder praticar a atividade florestal sustentada e gerar renda de forma digna pelo bom uso da floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin