DOE AGORA

Plante essa Ideia: Crianças plantam 66 árvores em creche de Apuí

Plante essa Ideia: Crianças plantam 66 árvores em creche de Apuí

Por Priscila Rabassa

Se cada um de nós pensasse em plantar pelo menos uma árvore durante a vida, com certeza, estaríamos contribuindo para a preservação da natureza e para uma vida melhor. Pensando nisso, o Idesam convocou alunos e professores da creche Doce Lar Irmã Inês, localizada em Apuí, sul do Amazonas, a colocar a mão na terra para deixar a escola – e o município – mais verde.

A atividade foi resultado da campanha “Plante essa Ideia”, lançada pelo Idesam em junho de 2015, onde a meta era criar espaços verdes no município visando reduzir o índice de desmatamento e intensificar as atividades de educação nas escolas municipais, conscientizando as crianças de que conservar a natureza é a melhor escolha. A ação envolveu professores e cerca de 280 crianças da faixa etária de 2 a 6 anos.

“Escolhemos a creche por acreditar no poder transformador das crianças. Nosso plano é envolver os alunos para que acompanhem diariamente o desenvolvimento das espécies e seu florescimento, criando o hábito e a responsabilidade de plantar para  construir um futuro melhor”, comenta Marcelo Jacaúna, técnico florestal do Idesam e coordenador do movimento.

Na ocasião as crianças participaram de todo o processo do plantio, desde a abertura dos ‘berços’ (como são chamados os buracos que receberão as mudas), aplicação do composto orgânico e calcário, plantio das mudas até a colocação das estacas que protegem as plantas durante o seu crescimento.

Além disso, as crianças aprenderam também os benefícios proporcionados pelas árvores e os cuidados necessários para que as plantas se desenvolvam adequadamente.

Para Marilene Santos, voluntária na ação, ensinar o cuidado com o meio ambiente de forma lúdica tem resultados dentro e fora da escola.

“Para muitas crianças foi a primeira experiência de plantar uma árvore. Isso vai servir de motivação para que elas cuidem melhor da natureza, pois estão ajudando a renovar um espaço de forma divertida”, afirma.

Carlos Koury, diretor executivo do Idesam, espera que o exemplo possa ser seguido por outras escolas, despertando desde cedo, nas crianças, o sentido da cidadania e o respeito ao meio ambiente.

“Plantar uma árvore nesta escola em Apuí não resume-se apenas em um único ato, mas sim em um envolto de educação ambiental, ciências, relações sociais e compromisso com gerações futuras ao saber que estas crianças deixaram para os futuros alunos os privilégios de um ambiente arborizado”, declara.

Ao todo foram plantadas 66 mudas de 11 espécies como ipê roxo, amarelo e branco; rosa chilena, palmeira imperial, entre outras. Todas foram produzidas no Viveiro Santa Luzia, parceiro local do Idesam nas atividades de reflorestamento e educação ambiental. Ainda no primeiro semestre de 2016, o Idesam fará outras ações de educação ambiental no município a fim de completar a meta de 120 árvores da campanha “Plante essa Ideia”.

A manutenção da área e das árvores será feita por funcionários da escola, com o auxílio e orientação dos técnicos do Idesam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin