DOE AGORA

Nova campanha do FSC® Brasil terá emissões de CO2 compensadas

content image
Nova campanha do FSC® Brasil terá emissões de CO2 compensadas

Ação realizada pelo FSC® Brasil busca mobilizar o consumidor sobre a conservação ambiental e a importância de escolher produtos certificados

Por Samuel Simões Neto
Com informações do FSC Brasil

Com o slogan ‘Florestas para Todos para Sempre’, o FSC Brasil lançou, no último dia 28 de setembro, sua primeira campanha de comunicação de abrangência nacional. O objetivo é conscientizar o consumidor final sobre a importância de se conservar as florestas e mostrar que ele pode – e deve – fazer a sua parte ao dar preferência aos produtos certificados.

A principal peça da ação consiste em um vídeo de 60 segundos, protagonizado pelo ator Elam Lima e produzido com apoio da Tetra Pak. O material será veiculado em todo o território nacional por meio do canal por assinatura Discovery entre setembro e novembro.

Seguindo a proposta de buscar a sustentabilidade em suas ações, o FSC Brasil, em parceria com o Programa Carbono Neutro Idesam, compensará as emissões de carbono de toda a campanha ‘Florestas para Todos para Sempre’, desde a produção do vídeo até a veiculação final, contemplando eventos de divulgação, logística, energia elétrica e viagens aéreas.

Trata-se, dessa forma, do primeiro filme carbono neutro a ser veiculado na Discovery Networks Brasil e a primeira campanha carbono neutro do FSC no mundo.

A produção e todas as ações envolvidas na campanha geraram 11,96 toneladas de CO2, que serão compensadas com o plantio de 41 árvores nativas, recuperando uma área de aproximadamente 500 m². O plantio das mudas começa a ser feito em dezembro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no Amazonas.

“Nosso maior objetivo, em todo o mundo, é conservar as florestas para as gerações futuras”, diz Aline Tristão, diretora do FSC Brasil. “E quando surgiu a possibilidade de fazermos essa parceria com o Idesam aqui no Brasil, ficamos muito animados. É a primeira vez que um escritório do FSC faz uma ação desse tipo e acreditamos que estamos trilhando um caminho sem volta”.

Para Carlos Koury, diretor-executivo do Idesam, a parceria é extremamente positiva e representa mais um exemplo prático dos compromissos socioambientais do FSC.

“O propósito do Idesam e do FSC Brasil são similares no que diz respeito à conservação das florestas e o uso sustentável de seus recursos. Acreditamos que essa cooperação pode fortalecer a atuação de ambos, com impactos diretos para as comunidades amazônicas ribeirinhas com as quais trabalhamos”, explica.

Os benefícios de neutralizar a emissão de gases de efeito-estufa vão muito além da aquisição do selo, da melhoria da imagem, da oportunidade de novos negócios e da atração de investimentos de mercados diferenciados. Deve-se incluir nessa lista a geração de renda para comunidades tradicionais, a conservação da biodiversidade brasileira e uma mudança de comportamento. “E o FSC quer fazer a sua parte dando o exemplo”, reforça Aline.

 

O FSC Brasil é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin