DOE AGORA

Planos de Manejo Florestal da RDS do Uatumã pouco avançam

content image
Planos de Manejo Florestal da RDS do Uatumã pouco avançam

Em outubro de 2008, o Idesam iniciou o processo de elaboração dos Planos de Manejo Florestal das comunidades da RDS do Uatumã, tanto por meio da realização de inventários florestais, como participando de discussões juntamente com órgãos estaduais para elaboração de diretrizes e regulamentações que atendessem às necessidades específicas de Planos de Manejo Florestal em Unidades de Conservação. Após quase dois anos, ainda há divergências entre os órgãos estaduais quanto à legislação. Principalmente quanto à exigência e ao aspecto legal de documentação fundiária para Planos de Manejo em Unidades de Conservação Estaduais.

Atualmente há 14 Planos de Manejo Florestal de comunidades da RDS do Uatumã protocolados. Destes, seis possuem entraves fundiários (sobreposição com área de terceiro que está em negociação), três estão sob análise técnica e cinco não possuem nenhuma pendência, uma vez que já foram avaliados quanto à questão fundiária, aspectos técnicos e jurídicos e, no entanto, ainda aguardam licenciamento.

Em quatro destes cinco planos sem pendência, Áreas de Manejo Florestal já foram realizadas atividades de pré-exploração, que tem como objetivo reduzir impactos à floresta manejada e diminuir custos na exploração. As atividades pré-exploração consistem em: identificação das árvores a serem exploradas, teste do oco, corte de cipós das árvores a serem exploradas, identificação das árvores remanescentes e planejamento e abertura do ramal de arraste.

Portanto estas quatro Áreas de Manejo já estão prontas para a exploração, estão somente aguardando a morosidade existente nos órgãos licenciadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin