DOE AGORA

Seis candidatos ao Governo do AM assinam compromissos do MoFV

content image
Seis candidatos ao Governo do AM assinam compromissos do MoFV

Movimento Ficha Verde

No mês de agosto, o Movimento Ficha Verde (MoFV) lançou a campanha “Agenda Socioambiental Amazonas 2014-2018”, realizando uma série de reuniões e encontros com os candidatos do Amazonas – aos cargos de deputados estaduais e federais, senadores e governador.

Dos sete candidatos ao governo do Estado, 6 já assinaram a carta de compromissos elaborada pelo MoFV e se mostram interessados em atender às demandas apresentadas pela sociedade civil.

A Carta construída pelo MoFV traz uma série de propostas voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. “O objetivo é que os candidatos conheçam as demandas apresentadas e as assumam como compromisso em suas campanhas políticas e agendas de trabalho”, destaca Carolle Alarcon, gestora ambiental e secretária executiva do movimento Ficha Verde.

Além de seis candidatos ao governo do Estado – Luiz Navarro (PCB), José Melo (PROS), Chico Preto (PMN), Abel Alves (PSOL), Marcelo Ramos (PSB) e Eduardo Braga (PMDB) – a iniciativa também conseguiu a adesão de um candidato ao Senado, Professor Queiroz (PSOL); três candidatos a deputado estadual, Luiz Castro (PPS), Antônio Souza (PV) e Professor Régis (PV); e dois candidatos a deputado federal: Eron Bezerra (PCdoB) e Alexandre Simões (PSOL).

As 34 propostas que integram a Carta giram em torno de quatro eixos principais, interligados entre si: (i) fortalecimento dos órgãos responsáveis pela gestão ambiental e territorial do Estado, (ii) valorização da floresta em pé e produção sustentável, (iii) melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas e (iv) o fortalecimento da transversalidade da temática ambiental dentro de outras secretarias de Estado e nos municípios.

As propostas foram construídas de forma colaborativa por indivíduos independentes, representantes de instituições de pesquisa, organizações não governamentais, movimentos urbanos, entre outros integrantes do coletivo. Ainda que sejam elaboradas visando a um plano de ação transversal e integrado, as propostas da carta podem ser assinadas separadamente, cabendo ao candidato integrá-la ao plano de governo já construído por sua legenda ou coligação.

Quatro dos candidatos ao governo se comprometeram integralmente com a carta, ou seja, assinaram 100% dos compromissos. Segue abaixo um resumo da adesão de cada um deles:

quadro-resumo-candidatos

* O site do MoFV disponibilizou a adesão detalhada de cada candidato.

Futuras adesões

Os demais candidatos ao Governo do Estado (Herbert Amazonas – PSTU) e Senado (Jonatas Almeida – PMN; Júlio Ferraz – PSTU; Marcelo Serafim – PSB; Omar Aziz – PSD; e Praciano – PT) estão sendo contatados pelo MoFV para apresentação das propostas e convite à adesão.

Para os candidatos aos cargos de deputado estadual e deputado federal, o movimento realizou, no último dia 8 de setembro, um evento para apresentação da carta e coleta das adesões no auditório da sede regional da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, zona centro-sul de Manaus.

A carta continua disponível no site do MoFV e os interessados em oficializar sua adesão às propostas podem entrar em contato através dos números (92) 3308-7360 e (97) 9148-7768, ou e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin