Ícone Idesam

Idesam realiza I Encontro de Assistência Técnica do Tarumã Mirim

Programação reunirá atividades de capacitações técnicas e atividades lúdicas para os familiares dos assentados.

Por Larissa Mahall

Entre os dias 11 e 12 de abril, o Idesam, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizará o I Encontro Regional de Assistência Técnica do Tarumã Mirim, com os agricultores assentados no Projeto de Assentamento (PA). O evento será na Escola Municipal Prof.ª Maria Isabel Cordeiro, no Ramal da Cooperativa, a partir das 8 horas.

Dentre a programação, está previsto um mutirão de credenciamento ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Além disso, o evento terá oficinas técnicas sobre fertilizantes e inseticidas naturais, monitoramento de produção de peixes, controle de custos e ganhos de produção, entre outros.

Os produtores que participarem da atividade também terão a oportunidade de negociar sua produção com representantes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas).

Para o coordenador do projeto, André Vianna, a aproximação desses órgãos com os produtores busca incrementar a comercialização dos produtos agrícolas e extrativistas locais através de programas governamentais. “Os assentados terão a oportunidade de negociar sua produção em um maior volume de vendas e a um preço justo, aumentando ainda a periodicidade de comercialização”, destaca.

>> Idesam inicia assessoria técnica em assentamentos do Incra no Amazonas

Para a assistente social Adriana Carvalho, extensionista do Projeto ATES, o evento é uma oportunidade para toda família, pois a programação é diferenciada e envolve os produtores, mas também contempla as crianças. Dentre as atividades lúdicas, estão previstos torneios de pênaltis, sorteio de brindes e exibição de filmes ao ar livre.

“Serão disponibilizados transporte e alimentação para os interessados em participar. Queremos promover uma maior interação da equipe do projeto com os produtores, além de ajudá-los na realização de cadastros necessários de regulamentação fundiária”, afirma.

Durante o evento também será realizado atendimento social, para tirar dúvidas e dar orientações sobre aposentadoria e outros benefícios. A expectativa de público é de 150 pessoas.

© IDESAM. 2026. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Comunicação IDESAM e Click Multiplataforma