OPINIÃO – A luta pela e para a Amazônia
Por: Paola Bleicker – Diretora Executiva do Idesam
Foto: Divulgação / Idesam
Trabalhar pela Amazônia não pode ser uma luta solitária. É preciso toda uma comunidade e muitas mãos para manter a floresta em pé, com dignidade para as pessoas que nela vivem. A seca sem precedentes que atingiu o Amazonas, com baixa no nível dos rios e o aumento dos focos de incêndio, colocou todos os municípios em situação de emergência. O transporte de comida e de pessoas foram muito prejudicados e os povos guardiões da floresta sofreram com insegurança alimentar. Alianças que somaram esforços ao nosso projeto ‘Regatão do Bem’ foram cruciais para levarmos mais de 80 toneladas de alimentos e água a mais de 11 municípios, fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas.
Das mudas que plantamos para reflorestar áreas degradadas ao investimento direto em empreendimentos amazônicos de impacto socioambiental, de uma comunicação potente e transparente, assim como uma governança coesa, robusta e de impacto, veio o reconhecimento como a melhor ONG Ambiental e de Sustentabilidade do Brasil. Todos os resultados que alcançamos em 2023 só foram possíveis graças ao empenho, dedicação e, principalmente, confiança de cada parceiro, colaborador, doador e ecossistema que nos dão as mãos nessa jornada de proteção à vida da floresta.
Que em 2024, essa missão que compartilhamos em benefício da Amazônia e de suas populações, se fortaleça ainda mais e que possamos sempre colaborar com o que temos de melhor a oferecer: nosso trabalho e dedicação para fazer desse mundo um lugar melhor para todos, um lugar justo e solidário, sem distinção de fronteiras, credos, etnias e classes sociais.
Deixe um comentário