DOE AGORA

Assentados do Incra recebem treinamento sobre agroecologia

content image
Assentados do Incra recebem treinamento sobre agroecologia

Por Larissa Mahall

Nos dias 5 e 6 de agosto, os moradores do projeto de assentamento (PA) Tarumã-Mirim, localizado na zona rural de Manaus, participaram de uma atividade de intercâmbio e capacitação sobre técnicas de produção agrícola, plantas medicinais e agricultura orgânica. A ação foi realizada na sede da Embrapa Amazônia Ocidental e teve apoio do Idesam, que desenvolve um trabalho de assessoria técnica, social e ambiental (ATES) no PA desde 2014 (saiba mais aqui).

A programação compreendeu temas como plantas medicinais, aromáticas e condimentares, formas de propagação, produção de mudas, tratos culturais, colheita, pós-colheita e beneficiamento. No segundo dia, a capacitação demonstrou os tipos de estrutura para cultivo protegido, equipamentos e manejo para irrigação e produção de biofertilizante.

A escolha dos temas foi motivada pela aproximação das famílias com o cultivo protegido e as práticas orgânicas, além do interesse em fortalecer esse tipo de produção. “As tecnologias que foram passadas são de extrema importância para eles, visto que os cultivos protegido e orgânico estão em franca expansão no assentamento”, destaca a gestora ambiental Marina Reia, técnica extensionista do Programa Manejo Florestal.

Essa atividade tem impacto direto no desempenho da assessoria técnica, pois resultará em melhorias na economia da produção dos assentados. “Nesse modelo de trabalho, de intercâmbio de atividades, o agricultor vivencia a tecnologia em campo com orientação guiada”, reforça Marina.

“Para o projeto, quanto mais parcerias o PA Tarumã-Mirim puder fazer, melhor e mais completa será a assistência técnica oferecida”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin