DOE AGORA

Considerações do IDESAM sobre o Macrozoneamento Ecológico e Econômico da Amazônia

content image
Considerações do IDESAM sobre o Macrozoneamento Ecológico e Econômico da Amazônia

Durante a fase de consulta pública aberta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para Macrozoneamento Ecológico e Econômico da Amazônia, o Idesam analisou a proposta e participou da discussão enviando suas contribuições ao MMA e elaborando um relatório técnico sobre a proposta do Governo de atuar na Amazônia.

O zoneamento da região é estratégico para a definição de futuras políticas e programas para o desenvolvimento da região. Teoricamente, o macrozoneamento tem implicações tanto sobre a qualidade de vida das populações tradicionais e indígenas quanto sobre a manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais da Amazônia. Contudo, a reformulação da forma de ocupação e uso do solo na Amazônia é imprescindível, exigindo uma modernização no modelo de ocupação de fronteira praticado historicamente na Amazônia brasileira.

Em síntese, o macrozoneamento está bem fundamentado e pode promover melhorias significativas na realidade social, econômica e ambiental da Amazônia. No entanto, o documento apresenta alguns pontos inconsistentes e pode ser interpretado mais como um diagnóstico que como planejamento.

Confira o documento completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin