DOE AGORA

Curso para identificar plantas

content image
Curso para identificar plantas

A Crítica – De 13 a 20 de janeiro, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), WWF-Brasil, Cooperação Internacional (GIZ) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizará o primeiro curso de “Identificação Botânica” no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus).

O curso, voltado para 15 participantes entre mateiros, identificadores botânicos e representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), tem o objetivo de melhorar a identificação de espécies vegetais, qualificando os mateiros da região no reconhecimento das espécies florestais de interesses comerciais, para contribuir nos inventários de planos de manejo, além de auxiliar no correto manuseio das espécies evitando a extinção das plantas.

Segundo o presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, o curso constitui em uma das primeiras iniciativas do Instituto no ano de 2014, visando elevar a qualificação dos técnicos e demais pessoas que atuam na elaboração de estudos, e planos sobre os quais se fazem as ánalises para concessão do licenciamento ambiental.

“Esse é mais um esforço para auxiliar os empreendedores a aumentar a oferta de produtos madeireiros de forma legal, no intuito de abastecer o mercado local e de outros Estados”, destaca Stroski.

A capacitação será ministrada pelo assessor de controle ambiental e coordenador do curso, Everaldo da Costa Pereira, em parceria com assessor ambiental João Ricardo Lacerda, ambos do Grupo Estratégico de Combate a Crimes Ambientais (Gecam), com apoio dos analistas ambientais da Gerência de Controle Florestal (GEFC), Reynaldo Miranda e Aline Britto.

Dentre as temáticas a serem abordadas no treinamento estão: Morfologia Básica das Plantas; Coleta; Secagem e Caracteres Vegetativos (raízes, folhas, troncos, e etc.). As aulas serão divididas em conteúdos teóricos e práticos com maior ênfase em campo (prática); As aulas terão duração de 8 horas e a parte prática será pelo turno da manhã. À tarde, será feita a análise do material coletado mediante a explicação da equipe técnica.

Vários nomes – A planta de uma única espécie recebe diferentes nomes vulgares de acordo com cada região. Essa diversidade de nomenclaturas é preocupante, pois leva à extinção de muitas espécies vegetais, uma vez que, muitos erros são cometidos na colheita e manuseio no meio natural em que se encontram.

Fonte: Jornal A Crítica, edição 07/01/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin