Idesam abre chamada de consultoria PJ para atuar em Unidades de Conservação

content image
Idesam abre chamada de consultoria PJ para atuar em Unidades de Conservação

Por Comunicação Idesam
Foto: Divulgação/Arquivo Idesam

Coordenado pelo Idesam, o projeto Cidades Florestais: Madeira-Purus abriu dois processos para contratar consultoria para ações da iniciativa junto a Unidades de Conservação (UC). O projeto — que recebe as propostas até o dia 15 de outubro — tem por objetivo fomentar a implementação de cadeias produtivas sustentáveis, a melhoria da gestão das organizações sociais e a diminuição da vulnerabilidade financeira das UCs situadas no bloco Madeira-Purus.

Os dois processos compreendem diferentes escopos do projeto, incluindo Assistência Técnica em Gestão de Empreendimentos com organizações sociais e realização de cursos de capacitação, também voltado para a gestão de empreendimentos de organizações sociais nas UCs. 

Ao todo, as empresas selecionadas irão atuar diretamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó Açú e do Rio Amapá, além da Floresta Estadual (Flota) Tapauá e a Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, localizadas no Amazonas. Mais informações sobre como participar dos dois processos e demais requisitos estão listados nos Termos de Referência (TDRs), que podem ser baixados abaixo. 

Sobre o projeto

O Cidades Florestais: Madeira-Purus é uma iniciativa do Idesam apoiada pelo Projeto Legado Integrado da Região Amazônica (Lira), do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). A iniciativa beneficia quatro Unidades de Conservação localizadas nas calhas dos rios Madeira e Purus e envolve seis associações comunitárias em ações de formação de lideranças, consolidação de cadeias produtivas sustentáveis e ações de monitoramento e de desenvolvimento local e regional.

Além das associações locais, a iniciativa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) e da ONG Casa do Rio.

O LIRA é apoiado por recursos do Fundo Amazônia e Fundação Gordon e Betty Moore, que são distribuídos pelo projeto às Organizações da Sociedade Civil. Para o desenvolvimento dos projetos socioambientais, o IPÊ conta com parceiros de todos os setores e trabalha como articulador em frentes que promovem o engajamento e o fortalecimento mútuo entre organizações socioambientais, iniciativa privada e instituições governamentais. Para saber mais, acesse lira.ipe.org.br.

Acesse os TDRs:

TDR 048/2020 -Consultor Pessoa Jurídica –  Assistência Técnica em Gestão de Empreendimentos

TDR 049/2020 – Consultor Pessoa Jurídica –  CURSOS DE CAPACITAÇÃO – GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS