
Evento destaca potencial turístico da RDS do Uatumã
Por Rogério Lima –
No período de 5 a 8 de fevereiro, o Idesam, em parceria com o Centro Estadual de Unidades Climáticas (Ceuc), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), realizará um workshop de Turismo de Base Comunitária na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.
A proposta do evento, que será realizado no Núcleo de Sustentabilidade da reserva, é permitir aos comunitários discutir o potencial que existe na RDS para essa atividade e as maneiras de implantar esse tipo de turismo sustentável.
Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma modalidade que busca trazer visitantes para dentro de comunidades que integram uma Unidade de Conservação, proporcionando benefícios econômicos e desenvolvimento para os moradores locais.
Tal atividade passou a ser autorizada dentro da RDS do Uatumã a partir de dezembro de 2013 e já era considerada na publicação do Plano de Uso Público da Reserva, elaborado pelo Idesam em 2010. O workshop servirá como um pontapé inicial para esse tipo de turismo.
Instituições locais e agências nacionais de turismo também participarão do evento, visitando a reserva e fomentando as discussões juntamente com os comunitários e órgãos gestores.
De acordo com Silvio Rocha, pesquisador do Idesam e um dos responsáveis pelo workshop, o evento tem como objetivo principal estabelecer as responsabilidades das entidades envolvidas e os próximos passos para o desenvolvimento do TBC no Uatumã. “Vamos definir as atividades a serem praticadas, quem deve gerir e quem deve fiscalizá-las”, afirma.
Clique aqui para ver a programação completa do evento.
Deixe um comentário