DOE AGORA

GCF e Idesam realizam capacitação sobre REDD+ em Macapá

content image
GCF e Idesam realizam capacitação sobre REDD+ em Macapá

Por Larissa Mahall  

 

Entre os dias 21 e 23 de maio, a Força Tarefa GCF e o Idesam  realizarão a segunda edição do Curso Aperfeiçoamento em REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal), no Ceta Ecotel, em Macapá (AP). Essa capacitação compõe o Programa de Treinamento GCF e receberá consultores e profissionais ambientais dos estados brasileiros que compõem o grupo.

O evento, realizado com o apoio da Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad), tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre REDD+ para atores governamentais, não governamentais e tomadores de decisão no Brasil, Indonésia, México, Nigéria e Peru. A troca de experiências entre os especialistas também são propostas dessa iniciativa.

“O encontro busca nivelar conhecimentos e para aumentar a capacidade técnica das secretarias e de outros órgãos estaduais”, destaca a engenheira florestal Luiza Lima, pesquisadora do Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam e uma das organizadoras do encontro.

A programação da capacitação, nos primeiros dias, envolverá, dentre outros aspectos, os desafios e oportunidades sobre a regulamentação do REDD+, processo de consultas públicas, Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) e iniciativas no Estado do Amapá. Para o último dia, está prevista uma visita técnica ao Programa Pró-Extrativismo do Amapá, na Comunidade Mazagão.

Confira a agenda do evento e os participantes

A saída de campo possibilitará a reflexão da implementação de estratégicas do REDD+ pelos participantes do treinamento. Eles poderão “utilizar os conhecimentos adquiridos para refletir sobre uma das formas pelas quais os benefícios do REDD+ podem chegar àqueles que dependem da floresta para sua subsistência e que exercem um papel fundamental para a conservação florestal”, explica Luiza.

A segunda parte da etapa 2014 do treinamento está prevista para acontecer em setembro, em Belém, Pará.

 

Evento CO2 Neutro – Assim como a primeira edição do treinamento, todas as emissões de carbono do evento em Macapá serão neutralizadas pelo Programa Carbono Neutro Idesam, através do plantio de Sistemas Agroflorestais (SAF) na RDS do Uatumã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin