Idesam participa da Ação Global de Apuí

acao-global-apui-estande-visitantes

Por Priscila Rabassa

Com o objetivo de promover qualidade de vida às famílias de Apuí por meio da prestação de serviços gratuitos e entretenimento, estudantes do curso de Educação Física do Instituto de Educação e Tecnologia (Inet) realizaram a primeira edição do Ação Global de Apuí, nos dias 28de fevereiro e 1º de marco, na Praça de Alimentação do Parque de Exposições de Apuí.

O Idesam esteve presente divulgando o trabalho que vem desenvolvendo no município por meio de atividades sustentáveis desenvolvidas com os produtores rurais por meio dos projetos Semeando Sustentabilidade e Café Agroflorestal. Na ocasião, foram expostos banners, cartilhas e livros, além da apresentação de vídeos educativos sobre as ações realizadas visando a melhoria econômica, social e ambiental na região.

Na área da cidadania foram ofertados serviços como emissão de carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. Na área da saúde foi realizada aferição de glicemia e de pressão, avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), prevenção e orientação sobre doenças do tabagismo e odontologia preventiva com aplicação de flúor e orientações de higiene bucal. As palestras educativas abordaram temas importantes relacionados a saúde, como a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o combate ao uso das drogas.

Na área de lazer, diversas atividades recreativas foram oferecidas como torneios de xadrez, dama, futsal e futebol, além de oficinas de artesanato sobre reaproveitamento de garrafas pet, bordado e confecção de peças em madeira. A comunidade também teve a oportunidade para cuidar do visual, com vários serviços de beleza oferecidos, como corte de cabelo, manicure, pedicure e minicurso de maquiagem.

Um dos grandes momentos esperados pelo público foi o The Voice Apuí, concurso que foi dividido em 3 modalidades: profissional, calouros e gospel. Com premiações no valor de R$ 900,00 e a gravação de um CD, para ser enviado para a seletiva do The Voice Manaus, os campeões deste ano foram Everton e Marcos Modão, categoria profissional, e Rose e Charles Araújo, categoria Gospel.

Para Vanilse Constante, do Idesam, promover a qualidade de vida de forma sustentável é uma das missões da ONG e participar do Ação Global permitiu exercer esse papel.

“O evento foi bem organizado e fundamental para o Idesam apresentar seu trabalho e para trocar conhecimento com as pessoas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Além disso, tivemos diversas ações acontecendo ao mesmo tempo na área da saúde, meio ambiente, esporte e educação, atividades como essas deveriam acontecer mais em Apuí”, comenta.

Posts relacionados

Deixe um comentário