DOE AGORA

Idesam participa de workshop em Honduras sobre PSA e REDD+ para comunidades

Idesam participa de workshop em Honduras sobre PSA e REDD+ para comunidades

A coordenadora do Programa Mudanças Climáticas do Idesam, Mariana Pavan, esteve presente no Workshop “Compensação e Pagamentos por Serviços Ambientais para Comunidades na América Central”, que aconteceu em La Ceiba (Honduras), entre os dias 9 e 13 de agosto. O evento reuniu líderes comunitários e instituições envolvidas com o tema para discutir os principais aspectos de projetos de REDD+ e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) nos países centroamericanos, bem como identificar possíveis oportunidades para desenvolvimento de novos projetos. Mariana contribuiu apresentando os aspectos técnicos e metodológicos do “Projeto de REDD+ da RDS do Juma” e como as lições aprendidas no processo de construção e validação do projeto junto aos Padrões Clima, Comunidade e Biodiversidade(CCB) podem ser aplicadas em outros locais.

mariana_honduras

Alguns países da América Central já têm algumas experiências no desenvolvimento de atividades de PSA e começam agora um processo de discussão e estruturação de como o mecanismo de REDD+ poderia também ser estruturado e implementado. Guatemala, Honduras e El Salvador têm as taxas de desmatamento mais altas da região e poderiam beneficiar-se de incentivos positivos para atividades de conservação florestal. Como estratégia de desenvolvimento, planejam também incluir outros serviços ambientais, como água e biodiversidade, como forma de diversificar as opções de geração de novas fontes de renda.

Como resultado do workshop, os líderes que participaram da reunião serão incentivados a replicar estes conhecimentos em seus locais de origem, atingindo suas comunidades e municípios e envolvendo-os nesta discussão. Ao final da reunião houve também uma clínica de projetos, onde grupos regionais identificaram possibilidades de desenvolvimento de projetos de PSA em seus locais de origem. Estes projetos foram apresentados e discutidos em plenária, e os casos considerados como mais promissores serão acompanhados de forma mais próxima por algumas das instituições envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin