DOE AGORA

Idesam recebe doação da banda norte-americana ‘Animal Collective’

content image
Idesam recebe doação da banda norte-americana ‘Animal Collective’

Parte das vendas do EP digital ‘Meeting of Waters’ – lançado em 2017 com sons da Amazônia – foi convertida em doação para apoiar atividades de conservação do instituto.

 

Por Henrique Saunier e Samuel Simões Neto
Com informações da Animal Collective

 

A parceria do Idesam com a banda americana de rock experimental Animal Collective completou um ano desde o lançamento do EP ‘Meeting of the Waters’ (Encontro das Águas), que teve parte de suas vendas revertidas para o instituto. Gravado em parte no Amazonas, o projeto está disponível nas principais plataformas de música e rendeu ainda um documentário produzido pela Viceland e shows marcados em três grandes capitais brasileiras no segundo semestre do ano.

Durante as expedições para captar a atmosfera amazônica presente no EP, Brian Weltz (também conhecido como ‘Geologist’) um dos fundadores do grupo, revelou ser um sonho antigo conhecer e fazer gravações de campo na floresta, conforme ele mesmo relata no documentário que registra a viagem. Nas quatro músicas do álbum, é possível perceber a influência que os sons do rio, um ritual indígena da etnia Tatuyo e uma anaconda tiveram no processo criativo.

“A floresta tem sido destruída a uma velocidade de um hectare por segundo, o equivalente a um campo de futebol por dia. Parte do motivo da nossa visita também foi para entender como isso está acontecendo com uma floresta com mais de 55 milhões de anos, que abriga 10% de todas as espécies vivas de animais e fornece 20% do oxigênio da Terra”, explica o músico, em depoimento na série de vídeos dirigidos por Meredith Danluck.

A viagem também contou com apoio de um guia amazonense que levou a banda para conhecer áreas de floresta dentro da Região Metropolitana de Manaus, além de um biólogo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) especializado em sons de animais amazônicos.

Não é a primeira vez que o grupo reverte os lucros de um lançamento para causas sociais, já que no mesmo ano dois álbuns ao vivo tiveram suas vendas destinadas a organizações americanas que lutam por direitos LGBTs.

Em sua conta oficial no instagram (@anmlcollective), a banda escreveu sobre o trabalho realizado na Amazônia e destacou a importância de apoiar instituições que trabalham com a conservação da floresta. “Foi uma experiência incrível coletar sons e fazer música no meio da floresta. Esses habitats são cruciais para a sobrevivência do planeta. Ao apoiar esse lançamento [do álbum] vocês também estarão ajudando uma boa causa”, diz a publicação.

Para a gerente institucional do Idesam, Paola Bleicker, a iniciativa contribuiu de forma significativa para o trabalho da organização. “[A doação] foi essencial para a expensão de nossas ações e terá impactos positivos nas comunidades beneficiadas direta e indiretamente pelo trabalho do Idesam”, completa Bleicker.

 

Shows no Brasil

A próxima turnê brasileira da Animal Collective está prevista para a agosto e passará por Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A turnê foi anunciada após mobilização dos fãs brasileiros pela internet.

A formação da banda é variável e muda conforme a participação dos artistas no álbum. Predoninantemente, fazem parte do grupo os artistas Geologist (Brian Weltz), Sonny Diperri, Avey Tare e Panda Bear, sendo os dois últimos a formação que se apresentará no Brasil, com as músicas do EP “Sung Tongs”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin