DOE AGORA

2º FIINSA acontece nos dias 29 e 30 de novembro em Manaus

2º FIINSA acontece nos dias 29 e 30 de novembro em Manaus

O maior Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia reúne atores que integram o ecossistema de impacto da região.

Por Assessoria
Foto: divulgação

 

De 29 a 30 de novembro, Manaus, capital do estado do Amazonas, sedia a segunda edição do Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA). O evento, bianual, foi realizado pela primeira vez em 2018, mas a pandemia da covid-19 adiou a segunda edição, que agora acontece em caráter presencial.

Durante dois dias estarão reunidos em Manaus empreendedores e empreendedoras de impacto com atuação na Amazônia, incubadoras e aceleradoras, bancos e agências de fomento, investidores locais, nacionais e internacionais, iniciativa privada, organizações do investimento social privado, organizações da sociedade civil, órgãos governamentais, universidades públicas e privadas, câmaras de comércio e órgãos setoriais para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico.

O objetivo do Festival, promovido pelo Idesam, AMAZ aceleradora de impacto e Impact HUB Manaus, e co-realizado com os mais diversos parceiros, é consolidar um ponto de encontro para investimentos de impacto e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia.  

A programação do 2º FIINSA será composta por seis trilhas: Investimentos de impacto; Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); Governo e negócios de impacto; Bioeconomia na Amazônia; Negócios comunitários e Ferramentas para impacto.

Oficinas temáticas, lançamento de projetos, sessões de pitch, feira de negócios, mercado com produtos sustentáveis da Amazônia e stands de parceiros completam a programação.

 

Conexões e soluções para o ecossistema de impacto amazônico

A primeira edição do Festival, em 2018, reuniu 252 pessoas e mobilizou 64 palestrantes e moderadores, cinco painéis principais e 12 paralelos. Foram investidos R$ 1,1 milhão em quatro negócios de impacto durante a rodada de investimentos.

“Ficamos muito felizes de conseguir trazer, pela primeira vez, um fórum dessa magnitude para Manaus, uma das capitais da Amazônia. Geralmente esses encontros ocorrem em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Brasília e Minas Gerais, e aqui a gente pôde ouvir comunidades, ribeirinhos, indígenas, conversando junto com empreendedores que vieram para cá conhecer um pouco mais de perto os desafios de desenvolver negócios na Amazônia”, avalia Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam e CEO da AMAZ aceleradora de impacto.

“A expectativa para essa segunda edição, adiada por causa da pandemia da covid-19, é que criemos conexões e um debate construtivo a partir do avanço do ecossistema de impacto na Amazônia, que apresenta cada vez mais oportunidades de investimento e que precisa de apoio e estratégia no desenvolvimento de um pipeline de negócios focado na sociobiodiversidade.”

Para Juliana Teles, do Impact HUB Manaus,  a primeira edição do FIINSA foi um grande marco no desenvolvimento do ecossistema de impacto local: “A partir do momento que a gente reúne na Amazônia atores nacionais referência do ecossistema de impacto, e começamos essa conversa localmente, isso tem um super poder de ação para o futuro. Novos negócios serão incentivados, e os negócios existentes se sentirão muito mais empoderados e a autoestima muito mais elevada para continuar gerando impacto e ser reconhecidos.”

 

2º FIINSA

O 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis é uma realização do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e do ImpactHUB Manaus. Tem como correalizadores AMAZ aceleradora de impacto, PPBio (Programa Prioritário de Bioeconomia) e Uma Concertação pela Amazônia. E como parceiro estratégico a Plataforma Parceiros pela Amazônia.

Data: 29 e 30/11/2022

Local: Manaus, Amazonas

Acompanhe tudo sobre o 2º FIINSA e a abertura das inscrições em

https://fiinsa.org.br/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin