DOE AGORA

Aliança para o Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas realiza V encontro anual em Humaitá (AM)

Aliança para o Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas realiza V encontro anual em Humaitá (AM)

Texto: Coletivo Jovens Comunicadores do Sul do Amazonas (Jocsam)
Créditos das fotos: Jocsam/Divulgação

Nos dias 29, 30 e 31 de março, aconteceu em Humaitá (AM) o V Encontro Anual da Aliança para o Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas (ADSSA). O evento reuniu cerca de 120 participantes, entre lideranças e secretários municipais de meio ambiente dos dez municípios da área de atuação da ADSSA, que são: Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Pauini e Tapauá. Também estiveram presentes representantes de organizações da sociedade civil e órgãos governamentais, que contribuíram em discussões sobre a articulação de ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do território.

“Para falar desse encontro é difícil até de buscar palavras, porque a gente trouxe mais de 60 organizações nesse ano, a maioria são do território e algumas de fora, mas com a influência de desenvolver de forma sustentável o sul do Amazonas”, avaliou o secretário executivo da ADSSA, Josimar Fidelquino. “Estou muito satisfeito com este encontro anual, que teve participação expressiva tanto do governo federal, quanto do governo estadual e, mais uma vez, das prefeituras, com os secretários de meio ambiente, fazendo todo esse arcabouço de ligação do nosso sistema de meio ambiente. E, quanto mais a gente chega perto dos nossos objetivos, mais sucesso a gente vai tendo devido as parcerias que vão se agregando. E acho que a palavra-chave é parceria, a Aliança é uma parceria de muita gente”, concluiu.

Durante a ocasião, foi construída a nova visão estratégica da Aliança e a reformulação da sua identidade visual. Além disso, também foram apresentados panoramas de desmatamento e focos de calor e um diagnóstico fundiário do sul do Amazonas. Grupos Temáticos fizeram propostas de um plano de ação e definiram encaminhamentos. Em paralelo à programação de reuniões, aconteceu uma feira de artesanato e diversas apresentações musicais.

A ADSSA é uma rede criada para o enfrentamento de desafios comuns do território sul do Amazonas, e reúne participação social, empoderamento local e parcerias entre os diversos setores da sociedade civil e os diferentes níveis de governo. A ADSSA possibilita um espaço plural de debate, construção socioambiental e econômica, articulação em rede e promove a cooperação entre entes federativos, iniciativa privada, sociedade civil organizada, comunidades tradicionais, agricultores familiares e povos indígenas.

Jovens do JOCSAM durante II Oficina de Comunicação

Jovens

Antes da programação da ADSSA, também foi realizada em Humaitá, a II Oficina de Comunicação do Coletivo Jovens Comunicadores do Sul do Amazonas (Jocsam). O evento, que reuniu jovens do território, contou com as consultoras do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) Larissa Mahall Marinho e Izabel Santos como facilitadoras. Durante a oficina, foi realizado o planejamento anual do coletivo e a definição de objetivos para o grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin