DOE AGORA

Boi Pavulagem e grupo Troar dos Tambores realizam apresentações culturais pelas ruas de Maués

Boi Pavulagem e grupo Troar dos Tambores realizam apresentações culturais pelas ruas de Maués

Para celebrar a cultura popular de Maués, a 267 quilômetros de Manaus, será realizado uma série de apresentações do Cortejo do Boi Pavulagem e do grupo Troar de Tambores. Os brincantes se concentrarão no próximo dia 26 de fevereiro, a partir das 16h, ao lado do Estádio Municipal Manoel Baraúna Filho, de onde sairão em cortejo pelas ruas da cidade.

O evento é uma realização do projeto ‘Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná’, iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) patrocinada pela Ambev e Guaraná Antarctica, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Com o objetivo de valorizar e fortalecer as manifestações culturais e populares da cidade de Maués, no projeto os alunos aprendem a tradição do Tambor de Gambá e instrumentos percussivos da região, além da Dança dos Pássaros e outros folclores, como o Boi Pavulagem.

O grupo Troar de Tambores é composto por jovens e adultos participantes das oficinas do Tamboreando, e seus professores. As oficinas são de Luthieria Percussiva e Tambor de Gambá, onde os alunos aprendem a construir, montar e tocar os instrumentos, além de teoria e práticas que estimulam a criatividade e a valorização das culturas locais.

“O cortejo é uma manifestação cultural do interior e essa apresentação traz a celebração de uma cultura que estava adormecida. Os brincantes e o boi saem pelas ruas da cidade, passando pela frente das casas para as pessoas poderem assistir o espetáculo. Ao invés das pessoas irem até o boi, o boi vai até às pessoas”, explica um dos arte educadores do projeto Tamboreado, Ítalo Mamud Michiles.

Ítalo ressalta a importância da atividade para celebrar tradições. “As apresentação são importantes para o povo de Maués, pois os idosos vão poder reviver uma celebração cultural que viam na infância e na juventude, e a nova geração vai conhecer essa festa e já vão crescer com essa cultura”, afirma.

Além do grupo Troar dos Tambores e do Boi Pavulagem, o evento terá a participação da Irmandade da Folia do Divino Espírito Santo, grupo centenário de manifestação cultural e religiosa de Maués liderado pelo mestre Ismael Pinheiro.

“Identificar os mestres que trabalham dia a dia para manter acesa a chama da cultura popular de Maués e da Amazônia é um dos principais objetivos do projeto Tamboreando. Por isso, convidamos esses mestres para estarem à frente dos cursos de percussão e gambá, além da participação nas apresentações previstas. Hoje, contamos com um grupo de oito profissionais que passam seus saberes populares para nossos 70 alunos inscritos nas atividades que acontecem desde agosto de 2021 na cidade de Maués. A previsão é que, além destes, a partir de março o projeto comece a atender mais 20 novos alunos da comunidade Nossa Senhora Aparecida do Pedreiro”, informa Mariana Guimarães, coordenadora geral do projeto.

O próximo cortejo acontecerá no dia 26 de fevereiro (com apresentação especial de Carnaval). Porém, a previsão é realizar mais três cortejos entre os meses de março e abril. Uso de máscara, álcool em gel e o respeito ao distanciamento entre os participantes na hora da apresentação são orientados a cada apresentação

Sobre o projeto

Tamboreando Cultura na Terra do Guaraná é um projeto realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM); e conta com o patrocínio da Ambev e Guaraná Antarctica, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin