DOE AGORA

Primeiro edital do Fundo AGM tem guaraná como ‘vetor de transformação’

Primeiro edital do Fundo AGM tem guaraná como ‘vetor de transformação’

Seis projetos serão selecionados nas áreas de produção sustentável, organização da produção, conservação do meio ambiente e educação e cultura. Inscrições seguem até o dia 31 de maio.

 

Por Comunicação Idesam

 

A Aliança Guaraná de Maués, iniciativa conjunta que une empresas, terceiro setor, projetos sociais e representatividades da terra do guaraná, no Amazonas, lançou, nesta segunda-feira (17) a primeira edição do edital Fundo AGM. A chamada busca apoiar projetos que tenham como objetivo desenvolver o município tendo como vetor o seu principal produto de exportação, o guaraná.

Ao todo, seis projetos serão selecionados, cada um no valor máximo de R$ 5.000,00. Eles deverão ser executados ainda no segundo semestre de 2021, pois a prestação de contas deve ser apresentada ainda este ano.

Entre os temas prioritários para os projetos estão práticas relacionadas a Produção Sustentável, Organização da Produção, Conservação do Meio Ambiente e Educação e Cultura. Para serem elegíveis, as iniciativas devem ter o guaraná como principal vetor de transformação.

“O guaraná é o carro-chefe da economia do município e sempre foi um elemento agregador das ações da Aliança, nada mais justo do que ser o tema central desse primeiro edital”, explica Carlos Koury, diretor técnico do Idesam.

Os interessados – que podem ser pessoas jurídicas físicas (neste caso, com mais de 18 anos) – devem baixar os documentos disponíveis aqui, preenchê-los e enviá-los até do dia 31 de maio, às 23h59.

 

O Fundo AGM

O Fundo AGM foi criado dentro da Aliança Guaraná de Maués – AGM para apoiar iniciativas inovadoras de conservação da biodiversidade e do fortalecimento da economia local em bases sustentáveis que promovam o empoderamento das comunidades locais e melhoria nas condições de vida, com garantia plena dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais no município de Maués, a partir do poder transformador do Guaraná. Dessa forma, os recursos do Fundo são direcionados exclusivamente para iniciativas locais.

 

Mais informações

No caso de dúvidas sobre como participar do edital, a coordenadora do Idesam em Maués, Silvana Macedo, orienta os interessados a buscarem a sede da AGM no município, na Av. Getúlio Vargas, 214, Centro; ou contatar a equipe local do Idesam pelo telefone (92) 99451-3852 ou e-mail [email protected].

Para baixar o edital e seus anexos, em formato digital, clique aqui.

 

Sobre a Aliança

Desde 2017, uma parceria entre USAID, CIAT e IDESAM tem consolidado o trabalho da Aliança Guaraná de Maués (AGM), que nasceu como uma proposta da Ambev para constituir um coletivo de pessoas, organizações e poder público do município com o objetivo de concretizar a “Maués dos sonhos”. A AGM realiza ações concretas por meio dos seus Grupos de Trabalho (GT) nas áreas de Educação, Produção Sustentável, Turismo e Produção Sociocultural.

A iniciativa busca não só a valorização cultural da região como também a melhoria na qualidade de vida da população mauesense, interagindo e construindo junto com os diversos atores locais. As metas de cada GT incluem ainda melhorias aos produtores rurais e a implantação de métodos sustentáveis de produção. Na área cultural, onde tem presença ativa, a AGM trabalha no fortalecimento de grupos culturais tradicionais como gambazeiros (ritmo musical tradicional), parteiras e artesãos. Saiba mais sobre essa iniciativa em idesam.org/agm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin