DOE AGORA

ExpoAmazônia Bio&Tic será um dos principais eventos de BIO&TIC da região Norte

ExpoAmazônia Bio&Tic será um dos principais eventos de BIO&TIC da região Norte

Exposição acontece a partir do próximo dia 30/6 e tem uma programação diversa, com hackathons, exposição e venda de produtos amazônicos e trilhas do conhecimento

Por Assessoria

De 30 de junho a 2 de julho, Manaus será sede da primeira edição da ExpoAmazônia Bio&Tic, evento que reunirá instituições, empresas e entusiastas que trabalham com inovação e novos negócios na Amazônia. O evento terá uma programação diversa e tem o propósito de promover a conservação da Biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social para os povos da Amazônia, por meio de tecnologias digitais, empreendedorismo e biotecnologia.

“Acreditamos que através da união dos atores é possível alavancar os Polo Digitais na região, e os Polos de Bioeconomia, como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia”, afirma Carlos Gabriel Koury, diretor de Inovação em  Bioeconomia do Idesam e  um dos realizadores do evento.

A expectativa dos organizadores é alcançar mais de 15 mil pessoas, que terão acesso a duas matrizes econômicas viáveis para a região ao lado do Polo Industrial. A programação conta com mais de 80 palestrantes e 120 expositores, através de seus 60 estandes e 60 totens digitais.  

“Além disso, queremos atrair estudantes e profissionais para o mercado de Tecnologia, incentivando o desenvolvimento de profissões e áreas do conhecimento que contribuam com a região por meio dos temas presentes no evento”, explica o coordenador.

O evento conta ainda com as ‘Trilhas de Conhecimento’, que foram divididas de acordo com temas como: Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica; Zona Franca Verde; e Bioeconomia: comunidade, tecnologias e agregação de valor. As duas últimas serão coordenadas pelo Idesam, totalizando seis painéis, com a presença de institutos tecnológicos de Economia Digital e Bioeconomia, indústrias fabricantes de bens de informática da ZFM, universidades, agências governamentais, startups, hubs, incubadoras, aceleradoras e investidores. 

O Idesam também estará presente na trilha Posicionamento, Conhecimento e Inovação Amazônica, moderando o painel “Debates sobre a conversão do conhecimento em produtos da bioeconomia”, junto a nomes como João Tezza, da iniciativa Darvore, e André Wongtschowski, da World-Transforming Technologies (WTT). 

Mercado Amazônia

O Mercado Amazônia é uma área de exposição e comercialização de negócios da bioeconomia na Amazônia Legal. A atividade é coordenada em cooperação entre Idesam, Onisafra e PPBio (Programa Prioritário de Bioeconomia), com patrocínio da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ). 

Mais de 20 negócios já estão cadastrados e levarão seus produtos ao evento. Entre eles está a startup Amazônia Agroflorestal, empresa incubada no Idesam responsável pela comercialização do Café Apuí Agroflorestal, um dos carros-chefes da produção sustentável no Amazonas. Também estarão presentes empresas e novos negócios de cosméticos, produtos alimentícios, bebidas, produtos refrigerados. 

“Os participantes da feira terão uma experiência de ir no mercado, sem se preocupar com a origem do produto, uma vez que todos os negócios têm, em sua base, a proposta de promover o desenvolvimento da região e o mercado justo com os produtores e comunidades de base”, destaca Koury.

Iniciativas estratégicas do Idesam

O stand Idesam reunirá diversas iniciativas e produtos com selos da sociobiodiversidade amazônica. No dia 30/06, o público terá a oportunidade de conhecer e degustar os produtos apoiados pelo PPBio e atividades afins a agenda de bioeconomia e novos negócios.  No segundo dia, haverá a exibição do minidocumentário “Reserva do Uatumã obtém certificação FSC®”, seguida de debate com a equipe da Inatú Amazônia, que também apresentará os produtos do portfólio da marca coletiva. O último dia terá dois lançamentos das marcas do Programa Carbono Neutro (PCN) e da Darvore – linha de cosméticos que combina óleos e manteigas da Amazônia com a mais avançada nanotecnologia.

Além disso, todos os dias, serão exibidos materiais informativos sobre a Amaz Aceleradora de Impacto, Observatório BR-319, Café Apuí Agroflorestal e os visitantes poderão calcular suas emissões de carbono pela calculadora PCN Idesam, além de participar de ações de engajamento e fortalecimento institucional, por meio de doações para a ONG.

Estande ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’

Criado em 2020, o movimento ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’ é coordenado por Idesam, AMAZ Aceleradora e pela Climate Ventures e tem como propósito  destravar o acesso ao mercado para os produtores da sociobiodiversidade amazônica. A ação tem como apoiadores Mercado Livre, a maior plataforma de e-commerce da América Latina, Fundo Vale, GIZ, CLUA, Instituto humanize e Instituto Clima e Sociedade (iCS).

A iniciativa busca reunir atores estratégicos e agir de forma colaborativa para superar gargalos e aumentar as vendas e o acesso a mercado destes empreendimentos a formas inovadoras e interessantes de comercialização.

O Movimento vai participar da ExpoAmazônia com um stand de 18 m² com as marcas: Taberna da Amazônia, Nakau, Amazônia Smart Food, Deveras Amazônia, Karú, Manioca, Peabiru produtos da floresta, Amazônia New Face, Guaraná de Maués, entre outras.

Em parceria com a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo do Amazonas – SETEMP e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus – SEMTEPI, o evento terá também uma Feira Criativa, com 15 expositores; além de um Hackathon, com enfoque no desenvolvimento de soluções inovadoras para o fortalecimento de cadeias produtivas amazônicas, coordenado por Instituto Visão Amazônica e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEDECTI. 

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 é uma realização da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). 

 SERVIÇO 

O que é – ExpoAmazônia BIO&TIC 2022 

Onde será – Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques 

Quando – de 30/06 ao dia 2/7 

Horário – das 14h às 20h 

Inscrição – https://expo-bio-2022.sasi.com.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin