DOE AGORA

Homenagem a parceiros da bioeconomia na Amazônia ganha destaque no Fiinsa

Homenagem a parceiros da bioeconomia na Amazônia ganha destaque no Fiinsa

A iniciativa premiou os nove maiores investidores do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) pelo incentivo a novos negócios na região

Por Vanessa Brito/Idesam, com informações da Comunicação do PPBio

Uma homenagem aos parceiros pela bioeconomia na Amazônia também marcou o primeiro dia do 2º Festival de Investimentos de Impacto e Negócios na Amazônia (Fiinsa). A iniciativa premiou os nove maiores investidores do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) pelo incentivo a novos negócios na região. O programa é uma política pública idealizada pela Suframa e coordenada pelo Idesam que busca conectar recursos obrigatórios de P&DI das empresas da Zona Franca de Manaus a startups e institutos de inovação que possuam tecnologias modernas e arrojadas capazes de destravar gargalos e agregar valor às cadeias produtivas da bioeconomia amazônica.

Homenagem a parceiros da bioeconomia na Amazônia. Foto: Diego Gonçalves

Os representantes da Foxconn, Samsung, Flex, GBR, Positivo, Mastercoin, OGGI, Denso e Avell receberam um troféu, produzido na movelaria da RDS do Uatumã por contribuírem para o fomento da bioeconomia. Segundo o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e coordenador do PPBio, Carlos Koury, a Amazônia é o maior patrimônio do Brasil e uma bioeconomia efetiva demanda cooperação. “A cooperação entre todos os setores desse ecossistema como comunidades, Academia, institutos de ciência e tecnologia, indústria, governo, negócios de impacto e startups. Essa homenagem é fruto desta integração, de reconhecimento das empresas que contribuíram com a bioeconomia da Amazônia através da política pública. Mais do que nunca, a iniciativa privada também tem um papel a desempenhar nesse esforço de desenvolvimento”, disse Koury.

O mês de novembro marca os quatro anos de atuação do PPBio na Amazônia. Ao longo desse período, o programa contou com 31 empresas apoiadoras. Além disso, mobilizou-se R$30 milhões para o fortalecimento de 12 cadeias produtivas com 34 projetos de 27 instituições executoras em estados da Amazônia ocidental e Amapá.

Leia também: Programa de incentivo à bioeconomia completa quatro anos apoiando negócios inovadores na Amazônia

“Nada mais justo do que reconhecer quem investe no desenvolvimento social, econômico e na conservação da Amazônia através da promoção da bioeconomia. As empresas homenageadas hoje estão investindo no futuro do desenvolvimento da nossa região. Os projetos apoiados por estas empresas apontam para o amanhã projetado para a Amazônia: inovador, com crescimento econômico sustentável e respeito à floresta e as pessoas que nela vivem”, completou Carlos Koury.

Além da entrega dos troféus, a coordenação do PPBio também promoveu a entrega de certificados às instituições executoras dos projetos apoiados pelo programa. O PPBio atualmente apoia projetos de 19 instituições executoras sendo 6 Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs), 2 fundações de apoio, 1 incubadora, 2 aceleradoras e 8 startups. As três instituições com mais projetos apoiados receberam o reconhecimento. São elas: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia e Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). A Tutiplast também recebeu o certificado pelo apoio operacional das atividades do PPBio.

A programação do Fiinsa continua na quarta-feira (30) e deve contar com painéis, premiações e também a exposição das instituições realizadoras e correalizadoras do evento. Para saber mais, acesse: www.fiinsa.org.br.

Sobre o FIINSA

O 2º FIINSA é realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Impact HUB Manaus. É correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia.

Conta com patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Instituto Sabin, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP, GBR, Coca-Cola, Swarovski, MJV e Cooperação Alemã GIZ, e apoio de vários parceiros como Rede Amazônica e Fundação Certi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin