DOE AGORA

No Carnaval, Aliança Guaraná de Maués planeja ações de destinação do lixo no município

No Carnaval, Aliança Guaraná de Maués planeja ações de destinação do lixo no município

Atividades farão parte de programação alusiva ao Dia da Água, em março

 

Por Comunicação Idesam (Com informações de Livia Prestes)
Foto: Erick Dammon

 

Comemorar o Carnaval com consciência ambiental tem se tornado uma preocupação mais constante na vida dos brasileiros. Não por acaso, os Grupos de Trabalho da Aliança Guaraná de Maués (AGM) se reuniram nesse período para definir as atividades em torno do Dia da Água. Neste ano, além de voltar atenção a causa da preservação dos quelônios amazônicos, a campanha também irá promover ações de descarte de resíduos no município.

A frente das ações relacionadas ao Dia da Água, os Grupos de Trabalho Sociocultural e Socioambiental da AGM definiram que a comemoração do Dia da Água, durante o mês de março, precisa abordar a problemática do lixo e a importância da conscientização quanto a destinação de resíduos no município, principalmente nos períodos de grandes eventos festivos realizados em Maués.

“No período do Carnaval, por exemplo, costuma aumentar muito a produção de lixo. Mesmo com o trabalho que a Prefeitura já faz, é importante que seja feito um trabalho de conscientização”, afirma Ellen Mendonça, secretária municipal de Turismo e Cultura de Maués.

Atualmente, a cidade possui mais de 10 blocos carnavalescos, quatro escolas de samba oficias e todas as manifestações acontecem na rua. Além disso, Maués promove pelo menos dois grandes eventos anuais com alto fluxo de turistas e, por consequência, mais geração de lixo.

Com o apoio das secretarias de Obras, Turismo e Cultura do município, os membros dos Grupos de Trabalho AGM planejam, ainda, a produção de uma cartilha para crianças e adolescentes.

A Cartilha será protagonizada pelo símbolo do Quelônio de Maués, com importantes dicas e instruções a respeito do destino e dos cuidados com o lixo. O material tem a curadoria técnica do professor Anndson Brelaz, que atua em projeto de quelônios do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A arte e finalização da cartilha será assinada pelo artista visual e grafiteiro amazonense Erick Dammon.

“O Dia da Água pretende sensibilizar adultos e crianças quanto a criação de soluções que promovam a conscientização e maior cuidado com o lixo na natureza. Esse é um projeto necessário para o ano todo e mais ainda em períodos em que a cidade recebe um número elevado de pessoas, como o Carnaval”, destaca o coordenador de produção rural sustentável do Idesam, Ramom Morato.

 

Sobre a AGM

A Aliança Guaraná de Maués (AGM) surge em outubro de 2017 com a missão de proporcionar ambientes coletivos de formação e debate para a proposição e execução de ações com participação social e governamental relacionadas ao guaraná e outras importantes temáticas. Com um olhar holístico, principalmente para a educação, cultura e agricultura sustentável, a AGM tem ainda como base o respeito à sociobiodiversidade local e fortalecimento da valorização enquanto modo de vida e de geração de bem viver global.

O Idesam foi escolhido como organização suporte pela Ambev/Guaraná Antarctica e USAID/CIAT, os parceiros fundadores e financiadores dessa inovadora iniciativa que desafia o próprio município e seus cidadãos, envolvendo importantes parceiros autônomos locais e organizações como o IFAM Campus Maués, Prefeitura Municipal e Secretarias, UEA, IDAM, Emprapa, CULTUAM, Mama Ekos, Associações de Produtores, Artesões, entre outros. Leia mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin