DOE AGORA

Parceria com a Dspace busca fortalecer comercialização de produtos ribeirinhos

Parceria com a Dspace busca fortalecer comercialização de produtos ribeirinhos

O acordo é para a comercialização de peças de madeira manejadas provenientes da empresa familiar ILC, movelaria localizada na RDS do Uatumã, comunidade Caribi.

Texto:Vanessa Brito/Idesam
Revisão: Larissa Mahall/Idesam
Fotos: DSpace

Uma nova parceria com a empresa Dspace incentiva a produção sustentável de base comunitária em Manaus. Desta vez, a movelaria ILC, uma empresa familiar que faz parte da Inatú Amazônia, está comercializando os produtos juntamente com a empresa baseada na capital que trabalha com produtos sustentáveis.Inicialmente, 10 objetos foram comprados e já foram encomendadas mais 120 peças pela Dspace que estão em produção. 

Segundo Louise Lauschner, especialista da iniciativa Produção Sustentável do Idesam,  a ideia é valorizar ainda mais os produtos. “Com essa parceria é possível fortalecer a produção da movelaria e promover o contato dos produtos com o cliente final que tem interesse nos produtos”, afirmou.  

De acordo com ela, a escolha pela loja Dspace é o portfólio com marcas diferenciadas. “A Dspace busca empresas brasileiras com produtos mais sustentáveis e design diferenciado, os objetos de madeira da Inatú Amazônia preenchem todos os requisitos”, destacou.  

Composição de castiçais angelim rajado em mesa. Foto: DSpace

Elisângela Cavalcante, uma das fundadoras dessa movelaria, comemora. “É muito gratificante ver as peças feitas pelas mãos de ribeirinhos sendo vendidas em um lugar bonito e sofisticado como a Dspace. O Idesam é nosso grande parceiro e graças a esse apoio conseguimos montar nossa movelaria e aperfeiçoar nossas técnicas, dessa maneira, foi possível comercializarmos os objetos feitos dentro da Reserva do Uatumã, com madeira legalizada. A Dspace é um espaço que valoriza nosso trabalho e exige qualidade.”, destaca. 

Para André Porto Faleiros, proprietário da Loja Dspace, os itens da movelaria atendem bastante ao modelo de negócio. “Somos um espaço que exalta o design brasileiro, com peças não só do Amazonas, mas de outros estados como Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Santa Catarina. Fomos apresentados a algumas peças da movelaria e nos impressionou muito o design, com madeira manejada dentro de uma Unidade de Conservação”.  

Outro ponto destacado é que a Dspace tem uma preocupação com o valor agregado do produto e com a importância de contar a história da produção. “Todo mundo gosta dos produtos, elogia muito o design, o acabamento e a história por trás das peças. Em Manaus, nós temos uma certa barreira, pela questão da madeira em si. É uma construção e uma desconstrução ao mesmo tempo. Tirar algumas ideias e criar outras. Nós sabíamos que não seria um produto de uma rotatividade fácil, rápida, mas realmente nós queríamos criar e contar essa história”, afirmou.  

Um dos detalhes da comercialização das peças da Movelaria ILC é a questão da disposição dentro do próprio espaço da loja. “Ele não fica só na prateleira, até na disposição da loja nós temos um cuidado em colocar o produto dentro de um contexto. No caso da Inatú Amazônia, as peças ficam em uma cozinha que montamos dentro da loja para contar essa história e como usá-las no dia a dia. Todas as peças conversam muito com a nossa proposta. Queremos levar um mix de produtos de várias localidades do Brasil, valorizando esse design brasileiro, juntamente com os produtos amazonenses e colocá-los no mesmo nível”, afirmou. 

Outra questão abordada está relacionada aos públicos em potencial que podem adquirir os produtos. “Nós entendemos o valor do produto, por isso incentivamos não querer levar apenas objetos, mas saber de onde veio, apoiando as comunidades ribeirinhas. Temos sempre dois públicos, o fast fashion, quer tudo mais rápido, e o público que vai valorizar ainda mais as peças, que tem esse consumo consciente. É uma crescente no Brasil e no mundo inteiro”, destacou André Faleiros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin