DOE AGORA

Plano Apuí Sustentável é apresentado aos candidatos a prefeito

Plano Apuí Sustentável é apresentado aos candidatos a prefeito

Na última quinta-feira (4), os candidatos a prefeitura municipal de Apuí, no Sul do Amazonas, estiveram reunidos com os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e o Municipal de Meio Ambiente (CONSEMMA) para discutir o “Plano Apuí Sustentável 2016”, uma agenda de trabalho voltada ao desenvolvimento rural e sustentável do município nas áreas de Produção, Meio Ambiente e Energia. A construção do plano foi feita de forma participativa entre as entidades que formam os conselhos e o IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), ONG que atua no município desde 2006.

Durante a entrega estiveram presentes os representantes do CMDRS, CONSEMMA e IDESAM, o candidato a prefeito Leandro ‘da Máquina’ (PCdoB), e os candidatos a vice Carlinhos ‘da Viação’ (PR) e Delmar Hister (PRP).

As metas do documento são voltadas para a base da economia local, com o objetivo de incentivar uma economia de baixo carbono e maior produtividade e, com isso, gerar uma diminuição do desmatamento de até 80% durante os próximos quatro anos.

Entre as propostas estão a implantação do manejo rotacional semiintensivo, aumentando o rebanho de Apuí sem gerar a derrubada de novas áreas de floresta; um plano de negócios para agroindústrias (ração, composto orgânico, óleos essenciais, doces e polpas) e a instalação de uma usina de biomassa com fontes renováveis. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) também foi destacado como estratégia para acelerar a regularização fundiária e a liberação de crédito para propriedades rurais.

De acordo com o pesquisador sênior do IDESAM, Mariano Cenamo, a proposta do plano de desenvolvimento sustentável é uma iniciativa que já acontece em outros municípios, e traz  demandas da população sobre agendas esquecidas. “Geralmente os municípios do interior não possuem propostas bem estruturadas sobre os temas ambientais e sustentáveis. Todos os candidatos demonstraram grande aceitação da proposta, pois elas não foram apenas cobranças e sim propostas subsidiadas com valores, informações, parcerias”, destacou Cenamo.

Ao entregar os planos para os possíveis governantes municipais, além incluir esses assuntos na pauta, os proponentes buscaram fornecer propostas que representem a necessidade real do município; para isso, os conselhos locais foram peças-chave: “Nós apenas oferecemos subsídios técnicos, mas as demandas foram apresentadas pelos próprios conselhos”, enfatiza Cenamo.

Outras temáticas, como o Zoneamento Ecológico Econômico e a presença do IPAAM no município, que não constam detalhadamente no documento, foram lembradas durante a reunião e serão trabalhadas em discussões futuras a fim de gerar subsídios para a implantação.

A presença do IDESAM em Apuí

A atuação do IDESAM no município começou em 2006, quando foram realizados diagnósticos preliminares para a criação de um Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. Desde então, o Instituto tem atuado nas cadeias produtivas da restauração florestal, pecuária e café; e fortalecido a gestão ambiental do município através de cursos de capacitação, intercâmbios e participação em conselhos.

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), fundada no ano de 2004. A sede do Instituto está localizada na cidade de Manaus. O IDESAM existe para promover a valorização e o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia, buscando alternativas para a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin