DOE AGORA

Programa Prioritário de Bioeconomia realiza experiência sensorial com produtos da bioeconomia

Programa Prioritário de Bioeconomia realiza experiência sensorial com produtos da bioeconomia

Exposição de alguns dos resultados do programa foi realizada durante comemoração de aniversário da Suframa.

 

Por Assessoria
Foto: Divulgação PPBio

 

No último dia 24 de fevereiro, durante as comemorações do aniversário de 55 anos da Suframa, o Programa Prioritário de Bioeconomia, coordenado pelo Idesam, levou os resultados de suas ações em um formato diferente: através da exposição de diversos produtos desenvolvidos ou apoiados no âmbito do PPBio, o programa propôs aos presentes uma experiência sensorial de produtos com ativos amazônicos.

Quem compareceu ao espaço do PPBio pode ver, logo de cara, um dos pirarucus criados pelo projeto Aquicultura Pirarucu. Os participantes puderam experimentar vários cosméticos e cremes produzidos com matéria-prima regional, além de degustar ovas de tambaqui no estilo ‘caviar amazônico’, desenvolvidas pelo projeto ‘Pérolas da Amazônia’.

Para Carlos Gabriel Koury, diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e coordenador executivo do PPBio, levar os produtos para o evento foi uma forma de mostrar os resultados do projeto além dos números.

“Os números do projeto já estão em nossos relatórios de ações e no site do PPBio, mas é importante destacar esse vínculo que pode ser criado com a Amazônia a partir do que ela nos oferece. Valorizar os produtos que extraem sua matéria-prima da floresta de forma sustentável é uma consequência dessa relação criada com a região”, comenta Koury.

Os números aos quais o diretor se refere são os investimentos das empresas no programa, que já ultrapassaram  a marca dos 23,6 milhões de reais. Com esse valor, já foi possível apoiar 04 projetos finalizados e 08 projetos em execução, que já conseguiram gerar mais de 40 produtos de diferentes segmentos, como alimentício, cosmético e também de tecnologia, como é o caso da Plataforma Vant, projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que está desenvolvendo um sensor para drones, a fim de combater incêndios florestais.

O evento ocorreu de forma paralela à 302ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa e contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, do prefeito de Manaus, David Almeida, do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Cláudio Furtado, e do vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, bem como de outras autoridades e representantes da classe governamental, empresarial e política da região e do País.

 

Programa Prioritário de Bioeconomia

Desde 2018 o Idesam atua na coordenação do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), captando iniciativas que obedeçam aos requisitos do Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). Cabe ao Idesam receber e avaliar propostas de todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) habilitadas pela na Suframa/Capda para receber recursos que irão apoiar projetos relevantes para a sociedade. 

Além disso, o PPBio consiste na busca por soluções para a exploração econômica sustentável da biodiversidade, a partir do fomento à ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da Amazônia. Para as empresas de Informática do Polo Industrial de Manaus (PIM), também é uma alternativa descomplicada de investimento da contrapartida dos incentivos fiscais para o desenvolvimento regional, sem risco de glosa ou multas por aplicação indevida de recursos. Para saber mais, acesse http://bioeconomia.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin