DOE AGORA

Projeto Apuí Mais Verde receberá imagens SPOT de alta resolução espacial

Projeto Apuí Mais Verde receberá imagens SPOT de alta resolução espacial

A cidade de Apuí, no sudeste do Amazonas, está em um dos municípios com maior desmatamento acumulado no estado, resultado da ocupação desordenada e da falta de alternativas econômicas. Para reverter essa situação, o Idesam coordena o Projeto Apuí Mais Verde, que visa desenvolver um modelo para conter o desmatamento na região, combinando atividades econômicas sustentáveis com potencial de recuperar o solo e nascentes dos rios, além de oferecer oportunidades para os comunitários promoverem melhoria da qualidade ambiental na região.

Nessa fase inicial, o projeto visa conter o desmatamento e recuperar parte da cobertura florestal, contribuindo para a redução na emissão e absorção de CO2. Contudo, para atingir esses objetivos, é imprescindível a utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial para monitorar mudanças no uso do solo ao longo do tempo, informações que não estão disponíveis diretamente para acesso público.

Para suprir essa carência, o Idesam requisitou e conseguiu acesso a imagens SPOT de até 2,5 m de resolução espacial, em três datas diferentes. As imagens foram disponibilizadas pela organização ‘Planet Action’ (www.planet-action.org), uma iniciativa do Spot Image S.A. que disponibiliza imagens de satélite para ajudar pesquisadores e instituições a combater as mudanças climáticas ao redor do planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin