DOE AGORA

Sede do Idesam em Manaus anuncia uso de energia solar

Sede do Idesam em Manaus anuncia uso de energia solar

Tecnologia foi viabilizada pela Bemol Solar e garante redução em emissões de 2,43 toneladas de gás carbônico (CO2).

 

Por Comunicação
Foto: Arquivo Idesam

 

Além das diversas iniciativas de cunho socioambiental na região, o Idesam também direcionou esforços para o ‘lado de dentro’. Isso porque, desde setembro de 2021, todo o abastecimento elétrico da sede, situada no bairro Flores, tem sido feito com energia solar.

O fornecimento é conduzido pela Bemol Solar, serviço da rede de varejo Bemol, por meio de painéis solares alugados. Os equipamentos são responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica sem necessidade de instalação ou compra, pois estão localizados em um conjunto de usinas gerido pela própria empresa. Basicamente, seu funcionamento consiste no pagamento de uma taxa fixa mensal, o que gera créditos e, posteriormente, se transforma em descontos, ocasionando uma economia anual de 10%, em média.

Ao todo, a Bemol Solar dispõe de três usinas solares, com capacidade de geração de 5.400 megawatts por ano. No caso do Idesam, são utilizados 54 painéis, o que gera crédito de energia de 2.521 quilowatts por hora. 

Para Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, além de ser uma tecnologia mais econômica e renovável, a contribuição gerada é social. “Estamos falando de um recurso renovável, viável e limpo: a luz solar. É andar na contramão da matriz energética que predomina no país, que ainda se baseia em uso de combustíveis fósseis para obtenção de energia”, afirma.

“Falamos em sustentabilidade diariamente, então, nada mais justo que aplicarmos o conceito internamente. Inclusive, nós já temos resultados satisfatórios, falando no campo econômico”, defende a diretora, citando que o próximo passo deve ser a implementação dessa tecnologia no escritório do Idesam em Apuí.

 

Idesam como exemplo

Diretor-presidente da rede de lojas Bemol, o que inclui a Bemol Solar, Denis Minev afirma que o Idesam, “como líder e como exemplo”, deve sempre estar à frente desse tipo de inovação — o que se prova com a implementação da tecnologia na sede de Manaus. “Energia solar, hoje, já é algo viável para qualquer um com um telhado amplo e bem ensolarado”, reforça o empresário, também conselheiro do instituto.

 

“Os benefícios imediatos são claros na economia na conta de luz. Há benefícios adicionais de menor sobrecarga nas redes de distribuição de energia e na redução de emissões de carbono”

– Denis Minev, diretor-presidente da rede Bemol

 

Segundo ele, grandes investimentos são realizados em energia solar, tanto para a utilização da energia gerada nas lojas do grupo quanto para o fornecimento a clientes e colaboradores. “Vemos um futuro no qual o Amazonas e o Brasil lideram com um custo de energia mais baixo e uma matriz energética ainda mais limpa”, finaliza Minev.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin