DOE AGORA

Novo Secretário Executivo do Idesam

Novo Secretário Executivo do Idesam

Em agosto, o Idesam iniciou uma nova fase, marcada por mudanças na estrutura de nossa Secretaria Executiva. O engenheiro florestal Mariano Cenamo, Secretário Executivo desde a criação do Instituto em 2004, transferiu o cargo para o até então Secretário Executivo Adjunto, Carlos Gabriel Koury, que assume a partir de agora todas as pautas relacionadas a assuntos institucionais.

Segundo Mariano – que passa a atuar agora como Secretário Adjunto – esse processo de transição “é natural e já vinha sendo planejado há algum tempo. Temos plena certeza de que o Carlos desempenhará um ótimo trabalho, impondo novos desafios e mantendo a mesma linha de trabalho e espírito de inovação que caracterizam o IDESAM”. Esta transição é também prevista no estatuto institucional do Idesam, que contempla o mandato de secretário executivo por três anos, renováveis por mais três.

Carlos Koury é Engenheiro Florestal pela ESALQ/USP, com Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais (CFT/INPA) e está no Idesam desde 2005, quando o Instituto apresentava suas primeiras iniciativas, passando pelos cargos de Coordenador do Programa de Unidades de Conservação (PUC) e Coordenador Administrativo. “O Carlos tem forte experiência na área de Economia e Manejo Florestal na Amazônia, onde tem trabalhado intensamente nos últimos 10 anos, contribuindo para a formulação e implementação de diversas políticas públicas, programas e projetos voltados ao setor florestal, especialmente no Amazonas”, destacou Mariano.

Durante o segundo semestre de 2011, Mariano estará realizando uma viagem por diversos países da África, Indonésia e Austrália, visitando projetos, realizando capacitações e promovendo troca de experiências com instituições parceiras sobre REDD+. “Essa vivência, que estou chamando de ‘REDD+ Tour’, será um período de grande aprendizado e ampliação de horizontes, de onde espero voltar carregado de novas oportunidades e perspectivas”, afirma.

De acordo com o novo Secretário, mais importante do que o processo de troca é o aumento da abordagem internacional do Idesam. “Já temos a garantia de que os processos internos estão ocorrendo de maneira cada vez mais eficiente, seja referente a recursos financeiros, controle administrativo e contabilidade. Esta estrutura nos garante possibilidade de aumentar nossa interação com projetos e políticas de REDD+ de outros países, aumentando a nossa capacidade de contribuir com a política de reduções de emissões pelo desmatamento evitado no Amazonas e no Brasil”, frisou Carlos.

O evento que marcou a transição foi realizado na última sexta-feira, dia 29 de julho, na sede do Idesam, no Parque das Laranjeiras. A festa contou com a presença de vários amigos, parceiros e membros do Conselho do Idesam, que fizeram questão de desejar um bom trabalho ao novo Secretário Executivo e reforçar seu apoio ao Idesam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin