Organizações fazem ‘dia de mobilização’ em favor do sauim-de-coleira

content image
Organizações fazem ‘dia de mobilização’ em favor do sauim-de-coleira

Divulgação

Pressionar a Prefeitura de Manaus para criação de um corredor ecológico, que conecta as áreas de floresta remanescentes na cidade de Manaus e marcar a cidade com grafite e música são bandeiras do Movimento Ficha Verde e o PAN Sauim em ato de mobilização ambiental, no próximo sábado (5), a partir das 15h30.

Durante a atividade, um dos maiores muros da Av. Efigênio Sales, no parque 10 de Novembro (zona centro-sul de Manaus) se transformará na maior tela de um graffiti em homenagem ao sauim-de-coleira. Os preparativos para o trabalho, que levará a assinatura do artista Raiz Campos, já começaram na última segunda-feira (30/11).

A programação também conta com shows musicais com as bandas República Regional, Nattus Tribalia, Cabocrioulo, entre outras.

>> Confira o evento no Facebook

A ação faz parte da campanha ”Eu apoio o Corredor Ecológico do Sauim”, lançada pelo Movimento Ficha Verde e PAN Sauim, com proposta é mobilizar a cidade de Manaus sobre a importância da preservação das áreas de floresta para a preservação da fauna, da flora e qualidade de vida da população.

O símbolo da campanha, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), é uma espécie encontrada exclusivamente nos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Esse primata está entre os dez criticamente em perigo de extinção na Lista Oficial das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Desde a década de 70, estudos evidenciam uma redução significativa na área de ocorrência e no tamanho das populações dessa espécie. Isto se deve em grande parte ao crescimento populacional humano e, sobretudo, à expansão desordenada das áreas urbanas.

A maior parte das populações do sauim-de-coleira pode desaparecer em poucas décadas se ações não forem tomadas para mudar esse cenário. Frente a isso, a ação defendida pelo grupo é a criação de um corredor ecológico conectando diversas áreas verdes da cidade, com a implantação de passagens de fauna e com maior planejamento da expansão urbana.

#EuApoioCorredorDoSauim

No dia 16 de dezembro uma comissão entregou uma proposta técnica de criação do Corredor Ecológico ao secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Itamar de Oliveira Mar. A partir daí, foi designada uma comissão interna para analisar a proposta, que deverá ser apresentada ao prefeito Arthur Neto nas próximas semanas.

A campanha para criação do Corredor do Saium também está disponível online para os interessados manifestarem seu apoio à causa, através de e-mail direto para o prefeito de Manaus. Para saber mais acesse: www.pro-sauim.org