
Em Brasília, Idesam apresenta avanços da ATER no Amazonas
Por Izamir Barbosa,
Edição: Samuel Simões Neto,
Foto: cnater.gov.br–
Entre os dias 21 e 23 de março, o Idesam esteve em Brasília para participar de um evento preparatório da 2ª Conferência Nacional de ATER na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater), que acontece entre 31 de maio e 3 de junho de 2016.
Convidado a participar do painel ‘Desafios Dos Extensionistas e Papel da Universidade na Formação da ATER’, o gerente do Programa de Produção Rural Sustentável do Idesam (PPRS), Gabriel Carrero, realizou uma apresentação sobre o desafio dos extensionistas e o paradigma da sustentabilidade, levando a experiência acumulada pelo instituto no apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.
“Frente a outras prestadoras de assistência técnica presentes no evento, o Idesam está à frente, uma vez que a questão ambiental e a preocupação com a sustentabilidade sempre estiveram atreladas à missão do instituto”, afirma.
Para Carrero, a adoção de práticas sustentáveis – como o uso de sistemas agroflorestais e a pecuária silvipastoril – permite maior fluidez e progresso das atividades no meio rural.
“Várias organizações baseiam seus sistemas na produtividade, onde é necessário fazer uma agricultura ou agropecuária visando apenas o lucro. Essa visão precisa ser atualizada conforme os novos modelos de produção sustentável”, aponta.
O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do governo, de todas as regiões do Brasil.
Deixe um comentário