DOE AGORA

GARGALOS E OPORTUNIDADES: Cadeia do açaí no Amazonas

Biblioteca

GARGALOS E OPORTUNIDADES: Cadeia do açaí no Amazonas



Este estudo foi desenvolvido para promover melhorias disruptivas para o desenvolvimento da cadeia de produção do açaí no Estado do Amazonas. O objetivo é apresentar, por meio de literatura existente e por meio de entrevistas com importantes agentes do setor, o “estado da arte” da cadeia e seus diferentes arranjos nas principais regiões produtoras do Amazonas.

Para isto, buscou-se consolidar, além da visão acadêmica construída em diversos estudos, a visão prática de envolvidos nos diferentes elos da cadeia. A cadeia do açaí é bastante abrangente e representa um importante papel para a sociedade do Norte do Brasil por conta da geração de emprego e renda. Além disso, o fruto também é uma importante fonte nutricional, principalmente para paraenses e amazonenses, que tem o consumo do açaí arraigado em suas culturas.

Espera-se que a visão ampla da cadeia, aliada ao entendimento de problemas mais pontuais relatados por pessoas que vivenciam a prática diária em qualquer dos seus elos possam apontar para alvos de inovação que poderão ser fomentados em busca de melhorias para a cadeia produtiva e, consequentemente, conservação ambiental e desenvolvimento regional.

Baixar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin