DOE AGORA

Secretária da UNFCCC recebe Climate Champions do British Council

content image
Secretária da UNFCCC recebe Climate Champions do British Council

Hoje, dia 1º de dezembro, ocorreu uma importante conversa entre a Secretária Executiva da UNFCCC, Christiana Figueres, e os representantes do grupo Climate Champions do British Council, do qual Pedro Soares, pesquisador do Programa de Mudanças Climáticas do Idesam, faz parte. A conversa foi transmitida pela internet para outros jovens ao redor do mundo que estão engajados e trabalhando nas mais diferentes formas para o combate dos impactos das mudanças do clima.

Christiana abordou temas de grande relevância como o futuro do Protocolo de Quioto, avanços no mecanismo de REDD+ e no Fundo Verde para o Clima, apresentado nos Acordos de Cancun em 2010. Ela mostrou ser bastante pragmática em relação à definição de um futuro acordo climático ao afirmar que não existe solução ou acordo milagroso, que o processo muitas vezes é lento e é construído passo a passo. Também, este acordo terá implicações políticas e econômicas nos países, o que muitas vezes acaba levando-os a uma posição extremamente cautelosa e receosa de assumir riscos, o que reduz ainda mais o ritmo das negociações. Especificamente sobre REDD+, Figueres ressaltou que alguns países estão se adiantando a possíveis regulamentações no âmbito da UNFCCC e estão criando suas próprias estratégias e metodologias para aplicar este mecanismo em iniciativas subnacionais. Estas iniciativas são fundamentais para construir capacidades e conhecimentos práticos que irão embasar a construção de uma estratégia internacional de combate ao desmatamento e perda da cobertura de florestas tropicais.

Ainda no tema de REDD+, hoje aconteceram duas reuniões, uma no âmbito do SBSTA, órgão que trata das questões metodológicas e outra no âmbito do LCA, que aborda mais temas políticos. No SBSTA, foi divulgado hoje o novo texto, que detalha mais os temas estabelecidos pela decisão CP.16, que trata das guias metodológicas sobre três assuntos principais: MRV, salvaguardas e níveis de referência. No período da tarde houve a reunião do LCA, que focou-se em discutir questões relacionadas às fontes de financiamento sobre REDD+, onde os países expressaram suas visões em relação às diferentes opções (mercado e não mercado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin