Unidades de Silvipastoril estão em fase final de implementação

pecuaria-silvipastoril-2

Por Priscila Rabassa

Desde janeiro de 2014, o Idesam realiza o processo de implantação de 4 unidades demonstrativas de sistema silvipastoril, que consiste na integração de espécies arbóreas com pastagens. 

O processo de implantação das Unidades consiste em duas fases. Na primeira foi realizada destoca, calagem, adubação, delimitação das linhas de plantio, adubação e plantio de mudas arbóreas nas linhas e no banco de sementes.

Já a segunda fase consiste na instalação de cercas elétricas, rede hidráulica, limpezas das linhas de árvores, banco de sementes e por fim ingresso dos animais no sistema.

Neste mês de maio a equipe técnica do projeto entrou na segunda fase de implantação, dando destaque a Unidade do sítio 3L, do proprietário Lourizete dos Santos Morais, onde o mesmo já colocou animais na área, iniciando assim o ciclo produtivo do sistema silvipastoril.

Atualmente a unidade de 04 hectares está com lotação de 16 vacas em lactação, correspondendo a 3,5 unidades por hectares, o que é muito acima da média do município de 0,6 unidades animal por hectare. No entanto, essa Unidade será monitorada durante três anos para acompanhar o desempenho do Sistema e comprovar a sua viabilidade.

Deixe um comentário