DOE AGORA

Capda aprova três credenciamentos e renovação da coordenação do PPBIO

Capda aprova três credenciamentos e renovação da coordenação do PPBIO

Data: 14/12/2023
Veículo: Gov.br/Suframa
Foto:  Layana Rios/Suframa

Durante a reunião, os comitentes aprovaram o primeiro processo de renovação de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da coordenação de um programa prioritário – o de Bioeconomia – além dos credenciamentos de dois institutos e de uma aceleradora de startup

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) realizou, nesta quinta-feira (14), a sua 72ª Reunião Ordinária, por videoconferência, na plataforma virtual Teams. Os comitentes aprovaram o primeiro processo de renovação de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da coordenação de um programa prioritário, o de Bioeconomia, além dos credenciamentos de dois institutos e de uma aceleradora de startup.
A segunda e última reunião ordinária do ano foi presidida pelo diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luiz Felipe Gondin Ramos, na condição de coordenador do Capda, e pelo superintendente-adjunto de Projetos da Suframa, Leopoldo Montenegro, na função de secretário-executivo do Comitê pela Suframa.
Durante a reunião, os comitentes aprovaram os credenciamentos da unidade Boa Vista do Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam-RR); do Instituto Inovação Einstein Manaus, vinculado à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE); e da aceleradora Innovation Studio Tecnologia. O credenciamento habilita as instituições na execução de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
PPBIO
Em seguida, o diretor do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Carlos Khoury, falou sobre os resultados e impactos da coordenação do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBIO), no período de 2019 a 2023. Khoury destacou números como: R$ 139 milhões em captação com 33 empresas investidoras; 356 empregos gerados; faturamento de R$ 640 mil apenas em 2023; 25 municípios beneficiados; 23 projetos concluídos, 29 em execução, 26 em formalização e 321 aguardando execução; 104 produtos ou serviços desenvolvidos; 11 patentes e certificações registradas, bem como o desenvolvimento de 17 cadeias produtivas, entre elas, de açaí, castanha, tucumã, piscicultura, guaraná, abacaxi.
Antes de aprovar as tratativas para a renovação do ACT nº 04/2018 entre a Suframa e a coordenadora do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBIO), Idesam, os comitentes elogiaram os indicadores desenvolvidos pelos técnicos da Autarquia para avaliar o desempenho da coordenadora, com o estabelecimento de métricas para aferir a eficácia de metas, eficiência e qualidade de gestão, bem como a efetividade dos impactos. Para o processo de renovação ser efetivado haverá, ainda, a necessidade de validação jurídica e celebração de termo aditivo entre a Suframa e o Idesam.

Confira a matéria completa AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin