DOE AGORA

Embaixadora da Alemanha, Bettina Cadenbach, visita a Amazônia

Embaixadora da Alemanha, Bettina Cadenbach, visita a Amazônia

Ela participou do 26° Fórum de Governadores da Amazônia Legal e cumpriu agendas institucionais na região

Data: 13.11.2023
Veículo: Brasília in Foco
Autor: Fabiana Ceyhan
Foto: Divulgação

A embaixadora da Alemanha, Bettina Cadenbach, cumpriu extensa agenda na região amazônica. Ela participou do 26° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, entre 8 e 10 de novembro, o encontro de autoridades promoveu discussões focadas na preservação da região amazônica e como a população local deve ser o ator principal nas tomadas de decisões.

Na ocasião, Bettina Cadenbach afirmou: “A proteção da Floresta Amazônica e de todas as regiões de florestas tropicais do mundo é fundamental para a proteção climática global.”.

Entre os temas debatidos no Fórum estavam agricultura, meio ambiente, segurança pública e fazenda e conta com representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

A Alemanha é um dos principais doadores para o Fundo Amazônia No mês passado, a Embaixada da Alemanha no Brasil anunciou a liberação de 20 milhões de Euros (aproximadamente R$ 115 milhões) do governo alemão ao Fundo responsável pela prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

No final do Fórum, os governadores de estados da Amazônia Legal assinaram a “Carta de Manaus”, com compromissos integrados dos estados para combater desmatamentos e queimadas na região (foto em destaque). O documento será apresentado durante a COP-28, a maior reunião global sobre mudanças do clima e que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no final do ano.

Visitas institucionais

Ainda como parte das visitas institucionais a Manaus, a embaixadora pôde ver de perto a dura realidade da maior seca da história na região, além das queimadas e a má qualidade do ar que assola toda a Amazônia.

Durante as visitas ao IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ouviu sobre a necessidade de ações comprometidas e apoio internacional para evitar o ponto de inflexão climática da região.

Confira a matéria AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin