DOE AGORA

Onde estão os créditos de carbono brasileiros? Este painel aponta

Onde estão os créditos de carbono brasileiros? Este painel aponta

Data: 28/03/2024
Veículo: Capital Reset
Texto: Sérgio Teixeira Jr.
Foto: Divulgação

Estimativas não faltam sobre o potencial bilionário dos créditos de carbono florestais e a oportunidade do Brasil como um dos grandes vendedores desses ativos naturais.

Saber quais são e onde estão os projetos de proteção e restauro de vegetações nativas é outra história. Ou era.

Um painel interativo lançado hoje reúne pela primeira vez em um lugar só todas as informações publicamente disponíveis sobre as iniciativas que geram (ou pretendem gerar) carbono florestal no Brasil.

A iniciativa foi do Idesam, entidade sem fins lucrativos com atuação na Amazônia e que defende o sistema de compensações voluntárias – diferente do mercado regulado, em discussão no Congresso – como uma fonte importante de recursos para a proteção da natureza.

A ferramenta inclui apenas os créditos de padrão Verra para atividades como desmatamento evitado (também conhecidos como REDD+), restauro florestal e agricultura, mas esse recorte contempla a imensa maioria dos projetos do país.

Trabalho manual

A maior parte do trabalho foi manual, diz Victoria Bastos, líder da área de serviços ambientais do Idesam. “A única maneira de saber mais sobre os projetos era entrar na plataforma da Verra, baixar planilhas e outros documentos e ler tudo, um por um.”

As informações são públicas, mas navegar pelo site da certificadora e saber onde encontrar os vários indicadores não é trivial para os leigos (e mesmo os entendidos reclamam da usabilidade do site da Verra).

A necessidade de uma alternativa mais acessível ficou clara numa reunião de que Bastos participou alguns anos atrás com o governo amazonense.

Confira a matéria completa AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin