DOE AGORA

Projeto indígena que propõe reduzir desmatamento será apresentado na COP

Temas:   Conferência das Partes   

Portal A Crítica – O Projeto Carbono Florestal Suruí, considerado o primeiro projeto de REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal) Indígena no Brasil será apresentado na sétima edição da COP (Conferência das Partes das Nações Unidas), que acontece em Durban, na África do Sul até o próximo dia 9 de dezembro.

Uma equipe do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) para levar o projeto para discussão.

Liderado pelo Povo Paiter Suruí, o REDD+  propõe reduzir o desmatamento e a consequente emissões de gases de efeito estufa na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada nos Estados de Rondônia e Mato Grosso, na Amazônia brasileira.

O projeto é desenvolvido pela Associação Metareilá do Povo Suruí, em parceria com outras instituições locais e internacionais e está alinhado com a busca dos Suruí por mecanismos inovadores para garantir a conservação florestal, melhoria da qualidade de vida e manutenção de sua cultura tradicional.

Participam da programação o Secretário Executivo Adjunto do Idesam, Mariano Cenamo, a coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais, Mariana Pavan, e os pesquisadores Gabriel Carrero e Pedro Soares.

Estratégias

Na programação da COP, o Idesam organiza – junto com todos os parceiros do Projeto Carbono Florestal Suruí – o evento paralelo “Iniciativas Pioneiras em REDD+ Indígena: Projeto Carbono Florestal Suruí”, que acontecerá nesta quarta-feira (30), às 15h.

Serão apresentados o contexto e histórico do projeto, bem como as estratégias sociais, metodológicas, financeiras e políticas adotadas pelo mesmo, que atualmente se encontra em processo de validação junto aos padrões internacionais CCB (Climate, Community and Biodiversity) e VCS (Verified Carbon Standard).

A coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas do Idesam, Mariana Pavan, participará de um espaço de discussão chamado Issues Marketplace, que visa criar um espaço para diálogos e discussões técnicas sobre temas relacionados a florestas.

O tema do painel será “Como REDD+ está sendo implementado no chão: explorando os aspectos sociais, políticos e biofísicos”.

Idesam

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2004. A sede do Instituto está localizada em Manaus, mas suas ações se estendem a vários municípios do interior do Estado e também aos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Projeto-indigena-desmatamento-apresentado-COP_0_599940170.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin